Como dar
boas-vindas ao funcionário do condomínio

Seguir o passo a passo dessa cartilha vai ampliar muito as chances de construir uma equipe de funcionários mais comprometidos e satisfeitos. Confira:

 Síndico é a cabeça 
 do processo 


Responsável por tudo o que acontece dentro do condomínio, cabe a ele desenhar como será o recebimento de um novo funcionário, ainda que delegue a outras pessoas.


 Administradora como   Departamento Pessoal 

Cabe à empresa esclarecer todas as questões ligadas ao contrato e assuntos de DP, como as políticas e os deveres do condomínio.

 Quem apresenta o   condomínio? 


Normalmente, o gerente predial. Em condomínios sem o profissional, a responsabilidade é do zelador. Nesse caso, é necessário o acompanhamento da administradora ou do síndico.

 Rito de boas-vindas 


Busque receber cada funcionário contratado. Faça uma apresentação em Power Point com: história do condomínio; fornecedores; como são os moradores; os problemas recorrentes; etc.

 O que mostrar ao   funcionário? 


Lembre-se de visitar as instalações e áreas técnicas, além de apresentar o síndico, zelador e outros funcionários. Também converse sobre postura, comportamento e conduta.

 Treinamento 


Serve para ensinar o uso de equipamentos, técnicas para desempenhar funções e a entender as rotinas. Deve ser feito pelo profissional da área com a supervisão do zelador.


Entregue a lista com números do SAMU, polícia, bombeiros, administradora, supervisor, empresa terceirizada de segurança, manutenção e outros contatos emergenciais.

 Contatos importantes 


Comunique quem é, o nome completo e a função do novo funcionário por e-mail com foto, via whatsapp e aviso nos elevadores, etc. O principal é que todos o conheçam.

 Apresentação 
 aos moradores 


Transmita tudo o que o novo funcionário precisa saber para preservar a segurança do condomínio. As explicações devem ser as mais claras possíveis.

 Procedimento de   segurança 


Terceirizados precisam passar pelo mesmo rito de integração. É fundamental que conheça as regras internas do condomínio e as pessoas com quem vai conviver.

 Funcionários terceirizados 


Alguém que possa orientar, dar um conselho e suporte ao novo funcionário quando necessário.
Vai ser o contato direto e hierarquicamente superior.

 Eleja um supervisor 

Leia a matéria!

 Quer saber mais?