Decoração de Natal no condomínio: como fazer?

O Natal está chegando e muitos condomínios resolvem decorar o prédio. Acontece que alguns cuidados devem ser amados. Pensando nisso, o SíndicoNet listou pontos de atenção para a época:!

Quais os problemas?

-Decoração em árvores x infiltração ambiental.

-Afronta religiosa;

-Rede elétrica e riscos de incêncio;

-Custo não previsto no orçamento anual;

-Difícil agradar o gosto de todos os moradores;

Como ter o aval dos moradores?

01

Como a decoração envolve o gosto pessoal, sempre existirão desavenças e insatisfeitos, por isso, oficialize as decisões em assembleia.

Despesa prevista

02

Se o projeto já está previsto no orçamento anual, ou não envolva custos elevados, é provável que não seja necessário nenhum tipo de rateio extra. Caso contrário vote em assembleia.

Cuidados elétricos

03

-Em áreas externas, cuidado com a umidade e a presença de água.

-Capacidade e resistência dos condutores deve ser compatível com carga elétrica;

-Emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante;

-Enfeites devem ter selo de Inmetro;

Afronta religiosa

04

O Natal é uma data religiosa e é possível que alguns moradores discordem da decoração natalina. Consulte se há menção sobre o assunto, e sempre que possível vote em assembleia.

Decoração em árvores

03

Seja na vegetação interna ou externa do condomínio, não use pregos ou danifique a espécie de alguma forma, pois estará sujeito à multa ou infração ambiental.

Tipos de decoração

03

-Mais sofisticada: decoração completa da fachada.

-Ecológica: enfeites produzidos com garrafas pet e revistas antigas;

-Simples e econômica: lâmpadas pisca-pisca nas árvores, árvore de Natal no hall ou enfeites na portaria;

Fachada decorada

03

Dependendo da orçamentação escolhida, o custo superar R$ 10 mil. Além disso, será necessário contratar empresa especializada para conduzir o projeto e a instalação..

Como organizar?

03

Previsto na lei 4591/64, o Conselho Consultivo auxilia o síndico de forma geral na administração do condomínio, como na realização de compras ou prestação de contas.

-Compre enfeites em lojas populares.

-Crie uma comissão de moradores interessados.

-Faça um planejamento financeiro e estude a possibilidade de um rateio anual.

Mais possibilidades de decoração

03

É possível alugar os enfeites natalinos e até colaborar com alguma ação social.

Clique e leia mais!

Gostou do conteúdo?