Expressões mais   usadas no dia a   dia do síndico

Entenda o significado dos termos mais comuns na gestão condominial, como convenção coletiva, presidente de mesa, fração ideal, maioria absoluta e mais!

Números

• 1a. convocação: presença de mais de 50% das unidades para aprovar algo no 1º horário.
• 2a. convocação: maioria dos votos dos presentes para deliberação.
• Outros quóruns aqui.

A

• Adicional por acúmulo de função: Remuneração de empregados que acumulam mais de uma função no trabalho;
• Auto-gestão: abrir mão da contratação de empresa ou profissional para gerir o condomínio.

B

• Biênio: Adicional por tempo de serviço, conferido pelas Convenções Coletivas de Trabalho dos funcionários de condomínios, em algumas regiões.
• Botoeira: Display onde estão os botões do elevador.

• Condômino: é o dono do imóvel, mesmo sem morar na unidade;
• Conta pool: Conta bancária em nome da administradora que contém o dinheiro de todos os condomínios clientes.

• DARF: Documento de Arrecadação Federal;
• DIRF: Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte. Não deve ser confundida com o Imposto de Renda.

• Fração ideal: maneira de divisão de despesas em que cada unidade contribui proporcionalmente, de acordo com a convenção do condomínio.
• Fundo de reserva: Verba extraordinária destinada a gastos imprevistos.

GFIP: Guia de recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social.
• Habite-se: Autorização emitida pela prefeitura para que um imóvel possa ser ocupado;

• Juizado Especial Cível: Instância da Justiça que acolhe pequenas causas.

Isenção do síndico: Forma de remunerar o síndico pela função exercida.

INSS do síndico; Maioria absoluta; obras necessárias; Obras voluptuárias; Prumada; RAIS; PCMSO; Recalque; e mais!

Outros termos comuns

Pode ser conferido neste link!

O dicionário completo...