Barulho de obras
em apartamentos


Um bom documento deve apresentar limites quanto a horários e dias permitidos para a realização de obras dentro das unidades. Consulte-o sempre!

 Regulamento Interno 


 Problema do barulho   prolongado 

Quando a obra é feita cumprindo as exigências do Regulamento Interno, o barulho deve ser tolerado, desde de que não se estenda por muito tempo.

 E se isso acontecer? 


O síndico pode ajudar na mediação entre os moradores e propor alternativas, como evitar o barulho no horário de almoço, por exemplo.

 Ajuda da Norma   10152 da ABNT 


Esta norma técnica especifica que em residências o nível de ruído não deve ser maior do que 35 a 45 decibéis nos dormitórios e 40 a 50 decibéis na sala de estar.

 Norma: barulho   durante o dia e à noite


Barulhos não podem ultrapassar os 55 decibéis para o período diurno, das 7h às 20 horas, e 50 decibéis para o período noturno, das 20h às 7 horas.

 Síndico deve intervir   em caso de conflitos? 


O gestor tem o dever apenas de ser informado sobre a obra, e ter certeza de que a mesma não afetará a parte estrutural da unidade, podendo, assim, impactar todo o condomínio.

 Crie um protocolo 
 de reformas 


Crie regras sobre a:
● 
Documentação técnicas a serem pelo condômino ● Barulho ● Limpeza ● Entre outros

 Outros modelos 
 sobre reformas - 
 Kit do Síndico 


● Comunicado sobre ABNT 16.280 ● Instruções ao morador ● Aviso de obra em andamento ● Paralisação de obra ● Lista de funcionários da obra

 Barulho de obras em apartamentos 

Clique e leia mais!