No que o síndico deve se atentar durante a gestão?


No que o síndico deve se atentar?


A gestão do síndico é muito demandante, Por isso, o SíndicoNet lista situações com as quais ele pode se deparar e explica como lidar:

1. Prestação de contas

O síndico deve apresentá-la anualmente para a assembleia e também quando os moradores do condomínio exigirem. Documente todas as despesas e organize os arquivos com comprovantes de pagamento.

2. Inadimplência

01


Tenha um cronograma-padrão de cobrança do qual os condomínios tenham conhecimento. Ex: no 1º atraso, notifique por escrito; no 2º, avise que o condomínio acionará a Justiça; no 3º, entre com ação de cobrança.


3. Funcionários

02

É muito comum um funcionário processar o condomínio quando leis trabalhistas são descumpridas. Então, fique atento às normas, pague me dia e cumpra com todos os benefícios!


4. Obras

04

Faça uma assembleia para definir reparos e exija da empresa contratada seguro contra acidentes e seguro de vida para os funcionários da obra. Além disso, defina se as reformas são urgentes, úteis ou voluptuárias.


5. Elevadores

03

O síndico pode ser responsabilizado em caso de acidente com o meio de transporte. Contrate uma empresa com engenheiro e técnicos treinados para providenciar manutenção constante.


04

Além do elevador, faça manutenção da instalação de gás periodicamente. Em caso de dano pela falta de inspeção, o síndico pode ser alvo de ação judicial.

6. Instalação de gás


7. Roubos, furtos e danos

04

Mesmo não sendo responsável pelas perdas individuais dos condomínios, o condomínio é responsabilizado se o prédio for colocado em risco com funcionários específicos de segurança. Portanto, treine-os bem!


8. Playground e piscinas

04

Se o equipamento não passar por inspeção periodicamente e houver algum acidente, o condomínio e o síndico podem ser processados civilmente. Para evitar problemas faça manutenção constante.

Clique e leia mais!

Responsabilidade civil e criminal do síndico