O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Coleta Seletiva

Conscientização dos moradores e funcionários

Uma boa comunicação é fundamental para o engajamento de todos, garantindo a eficácia da coleta seletiva em condomínios

WhatsApp
LinkedIn
Uma boa comunicação é fundamental para o engajamento de todos, garantindo a eficácia da coleta seletiva em condomínios
Toda a comunidade deve ser incluída para o sucesso da coleta seletiva em condomínios
Reprodução/ iStock

Ferramenta essencial para a implementação da coleta seletiva, a comunicação deve estar entre as prioridades do síndico que deseja alcançar a eficácia na gestão de resíduos, tanto em empreendimentos residenciais quanto comerciais.

Por isso, é importante que se aposte em diversos canais de diálogo, focados nos diferentes públicos do condomínio. Seja conversando pessoalmente ou por meio de comunicados, manter moradores e funcionários engajados no processo exige persistência e criatividade.

Para auxiliar os gestores nessa tarefa, separamos algumas dicas especiais. Confira abaixo!

Coleta seletiva em condomínios depende da colaboração ativa de moradores

Para sensibilizar os condôminos, é aconselhável que seja formada uma comissão de reciclagem com pessoas que já tenham o mínimo de conhecimento sobre o assunto.

O ideal é que os membros deste grupo subam de andar em andar para treinar os moradores. De preferência, no período noturno, visto que a maioria não está em casa no horário comercial durante a semana e aos sábados costuma-se aproveitar as horas livres para o lazer. 

Investir em cartazes e banners de convite é uma boa opção para ampliar o alcance da iniciativa.

As crianças também devem ser envolvidas no processo. Como muitas escolas trabalham a questão da reciclagem, os menores podem expor seu conhecimento sobre o tema. Para Alexandre Bering, síndico que implementou a coleta seletiva em quatro residenciais com o apoio do Instituto Muda, a participação deles faz toda a diferença:

"Eles são os precursores. Afinal, as crianças costumam incentivar seus familiares a realizar o descarte correto, colaborando com a separação do lixo em seus próprios lares", detalha.

Veja algumas dicas do fundador do Instituto Muda, Alexandre Furlan, no vídeo abaixo:

Funcionários também devem receber atenção especial do síndico

Uma boa maneira de conscientizar as diaristas é pedir que desçam por 15 minutos no dia seguinte ao evento da coleta seletiva. Assim, um funcionário do prédio que tenha ouvido a palestra pode repassar os tópicos mais importantes e também explicar como o material deve ser apresentado: limpo e separado.

Alguns colaboradores do condomínio, principalmente os da limpeza, podem ser refratários ao projeto por venderem alguns materiais a sucateiros. Nesses casos, a saída é repassar para eles uma parte do que se arrecada com os recicláveis ou argumentar que ONGs não retiram apenas o papelão ou o metal.

Todos podem fazer a diferença na preservação ambiental

Comunicados de incentivo à coleta seletiva devem ser mantidos por pelo menos três meses após a implantação.

Segundo Andréa Siggia, síndica profissional com mais de 12 anos de experiência, "para qualquer mudança que se faça necessária nos condomínios, a comunicação intensiva é a melhor forma de conscientizar as pessoas." A gestora reforça que isso também é válido quando se fala "sobre a importância da reciclagem para o equilíbrio ecológico."

Deste modo, também é importante manter os moradores a par da melhora do processo. Dizer o quanto de lixo reciclável está sendo arrecadado por mês ajuda a manter o interesse pela separação do lixo.

Vale lembrar que, por diversos motivos, como a alta geração de recicláveis e baixo incentivo governamental à estrutura (cooperativas, indústrias e empresas de reciclagem), é pouco provável que o condomínio consiga ganhar dinheiro com a venda dos recicláveis.

Cartazes para conscientização de moradores e funcionários

Com estes materiais do SíndicoNet, promover a colaboração de moradores com a coleta seletiva será mais prático. Baixe gratuitamente e afixe no seu condomínio!

Veja abaixo alguns sites para ajudar seu condomínio a reciclar

Conteúdo SíndicoNet

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet