Pergunta

Ana Paula Guerra

Descobri que a tubulação de incêndio do meu condomínio, não tem água. O que devo fazer como síndica

Por Ana Paula Guerra , 1722 dias atrás

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (10)

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu 1722 dias atrás

Essa doeu! Vocês têm o AVCB?

Porque aqui em Sampa os prédios com mais de 780 m2 (ou por aí) precisam de reservatório exclusivo para os hidrantes. Acredio que no Rio não é muito diferente. Melhor você verificar com os bombeiros, antes de precisar e não ter.

Abraços

Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira respondeu 1722 dias atrás

Ana Paula:
Regularize com urgência. Este é um serviço emergencial e você como síndica pode ser responsabilizada civil e criminal se acontecer algum incêndio e não estiver regularizado.
este é o tipo de coisa que deixamos em ordem para de preferência nunca usar.

Enio Peixoto
Enio Peixoto respondeu 1722 dias atrás

Normalmente, é usado o mesmo reservatório. Só que a saída de água para uso dos moradores é no meio do reservatório e a dos hidrantes é no fundo. Assim, se houver falta de abastecimento, a água para os moradores pode se esgotar, mas a parte reservada para os hidrantes permanece intocada.

Pode ser que ao fazer a limpeza ou manutenção, alguém tenha esquecido um registro fechado na saída de incêndio do reservatório. E isso só é descoberto se alguém resolver abrir os hidrantes. De qualquer forma é uma negligência.

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski respondeu 1722 dias atrás

Ana, a tubulação de incêndio se comunica com a água limpa do prédio, normalmente é assim, então qdo fazemos a limpeza das Caixas d'água é necessário fechar para limpar e depois abrir para esgotar essa água, será que não ficou fechado?!?!
Faça um verificação em todos os registros para verificar, grande chance de algum registro ter ficado fechado indevidamente.

ANTONIO CARLOS EVANGELISTA
ANTONIO CARLOS EVANGELISTA respondeu 1722 dias atrás

De imediato, comunicar por escrito ou transcrever no livro de ocorrências a sua constatação exigindo que o Síndico sendo de sua alçada e não necessitando de nenhuma autorização ou Assembleia, tem o dever, de conclamar uma empresa especializada para verificar e colocar em pleno funcionamento to sistema de incêndio, ficando o mesmo passivo de penalidades por omissão e caso venha ocasionar danos a qualquer morador, ele será o único responsável por essa omissão.

César Oliveira
César Oliveira respondeu 1722 dias atrás

Olá, você tem que verificar junto ao Corpo de Bombeiros do seu município se realmente o sistema de combate a incêndio sob comando é necessário.
Pode ser que tenha sido construída a tubulação mas que ele não seja necessário pela área e outras características da edificação.
Em todo caso, acredito que seja de bom alvitre contratar uma empresa especializada para verificar o funcionamento do sistema e se não é somente o reservatório que está vazio.

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu 1722 dias atrás

Providencie!!!!! isso é muito sério. Vocês tem AVCB???? COMO OS BOMBEIROS DERAM UM DOCUMENTO DESSES SE NÃO TIVER ÁGUA PARA APAGAR O INCENDIO?
aCHO QUE A SENHORA DEVE CONTRATAR UM ENCANADOR PARA VERIFICAR PORQUE A ÁGUA NÃO CHEGA ATÉ A TUBULAÇÃO.

Se acontecer algum problemna e você não tiver tomado as providencias, como sindica do prédio você será responsabilizada civil, criminalmente e administrativamente.

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho respondeu 1722 dias atrás

Pessoal,
Vejam as respostas!! A Ana Paula é a sindica, portanto ela não pode registrar no livro do ocorrencia que ela mesma não tem água na tubulação.

Ela precisa providenciar urgente, isso sim. ELA É A SINDICA QUE ESTÁ FAZENDO A PERGUNTA.
Prestenção!!!!!

Ana Paula Guerra
Ana Paula Guerra respondeu 1722 dias atrás

Pelo que soube os registros estão fechados a anos, por causa de vazamento.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu 1721 dias atrás

Gostei da bronca Maria Telma, a gente às vezes lê cada coisa por aqui não é mesmo?

Beijo Amadinha

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

70.891 Compradores
219.178 Cotações
1.911 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo

Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada, confirme em seu email.

carregando...