Odirley da Rocha

Metaverso: Essa realidade chegará ao mercado condominial?

Cidades e incorporadoras brasileiras já aderiram à tecnologia. Com ela, é possível estar presente virtualmente na assembleia do seu condomínio através de um avatar

21/01/22 04:19 - Atualizado há 1 ano
Mulher usando óculos de realidade aumentada para representar o ambiente metaverso.
Já imaginou poder ir à Disney apenas controlando o seu avatar? Bem-vindo ao metaverso!
iStock

Por Odirley Rocha*

O Metaverso está sendo muito discutido atualmente, então você já deve ter escutado esse nome em algum momento. Mas você sabe o que é? Esse é o primeiro passo para a nossa discussão. Vamos lá?

O Metaverso é um universo não-físico constituído pela realidade virtual, realidade aumentada e internet, no qual indivíduos podem interagir uns com os outros por meio da tecnologia. Ou seja, independentemente do lugar do mundo em que a pessoa está, ela pode se encontrar virtualmente com uma outra pessoa usando apenas o seu avatar.

O avatar é um personagem que será montado e controlado por você. Ele vai te representar dentro do Metaverso e, por isso, é você quem vai decidir para onde ele vai, o que vai vestir, comer e os eventos que vai participar.

Essa realidade ainda parece muito distante? Então pense em como usamos as nossas redes sociais hoje, postando fotos e vídeos, e em como era antigamente... o que vivemos atualmente é só o início para chegarmos ao Metaverso

Já imaginou poder ir à Disney apenas controlando o seu avatar? Sei que parece coisa de ficção científica, mas não é. Você poderá fazer isso muito em breve.

Neal Stenphenson falou sobre o Metaverso pela primeira vez em 1992. Já se passaram 30 anos desde então e podemos dizer que agora ele chegou para ficar.

Vamos ver alguns casos em que o Metaverso logo estará presente? Confira!

• Seu melhor amigo se mudou para a Irlanda? Você poderá jogar xadrez com ele em tempo real.
  • Está estudando história? Visite diferentes épocas e entenda os fatos que levaram às guerras e como as estratégias aconteciam.
  • Quer praticar artes marciais? Tenha aula de jiu-jitsu com seu professor sem precisar sair de casa.

Mas isso é coisa para o futuro, Odirley?

Não. O Metaverso já está acontecendo e eu posso provar:

• A empresa Gucci lançou uma bolsa no mundo virtual do Metaverso e vendeu ela por US$ 4 mil (este valor é mais caro que a própria bolsa na loja física);
  • A Nike já está vendendo tênis para os avatares;
  • A Adidas lançou uma coleção de roupas completa para o mundo virtual;
  • Empresas de automóveis, como Tesla e Mercedes, já lançaram modelos dentro do Metaverso;
  • Uma coleção de tênis da marca RTFKT Studios vendeu sua coleção no mundo virtual e faturou US$ 3.1 milhões em apenas 7 minutos;
  • Empresas brasileiras como Itaú e Lojas Renner já entraram no Metaverso;
  • A Biobots é a primeira agência de publicidade responsável por cuidar dos avatares no Brasil.

E como tudo isso vai se conectar com o mercado condominial?

Cidades já estão surgindo dentro do Metaverso e, com isso, já temos muitas incorporadoras no mundo virtual. O que elas estão construindo? Condomínios, é claro! Mas, para um condomínio existir, ele precisa de moradores, síndicos, conselheiros, administradoras e prestadores de serviços.

Imagine você, com seu avatar, morando no mesmo condomínio que o seu artista preferido? Ou, ainda, ser vizinho de algumas celebridades do mercado condominial como: Julio Paim, Marjorie Albuquerque, Alexandre Prandini, Diego Basse, João Paulo, Ricardo Karpat, Rodrigo Karpat, Marcio Rachkorsky, Eli de Souza, Christiane Romão, Fulvio Stagi, Vania Reis, Taula Armentano, Ana Clara Serbeto, Tarsia Quilião, Sérgio Craveiro, Karina Nappi e Roberto Fagundes. Esse condomínio seria mega power! Você tem alguma sugestão de como poderíamos chamá-lo?

Com certeza, além de muita troca de experiências entre os avatares, o condomínio no Metaverso terá necessidades reais, como uma assembleia de implantação, eleição de síndico e conselheiros. Você acha que no mundo virtual não vai ter os mesmos problemas que o mundo físico?

Por fim, um alerta: os sinais estão sendo dados. Este é só o início de uma grande transformação. Algo está acontecendo, assim como aconteceu com Netflix, Uber e Airbnb.

E como disse o grande Walter Longo: “Vamos ficar atentos, pois só assim seremos protagonistas nesta nova era”.

O que você achou deste artigo? Deixe a sua opinião a respeito do Metaverso.

(*) Odirley Rocha é formado em Eletrotécnica e Eletrônica, com MBA em Gestão da Segurança Empresarial. No mercado de segurança há 23 anos; diretor de relacionamento do Porter Group. (https://portergroup.com.br/)