O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Academia em condomínio

Condomínios-clube puxam demanda por esse tipo de serviço

Publicado em: segunda-feira, 25 de junho de 2012

 Academias encontram oportunidade de negócio nos condomínios 

Segundo Airton Santos, diretor da Qualy Sports, a procura por serviços de academia em condomínios aumentou cerca de 200% só em 2011
 
Dados do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi), mostram que foram lançados 795 empreendimentos residenciais na cidade de São Paulo no período de janeiro de 2010 a janeiro de 2012. Com o aumento do que o mercado classifica de condomínios-clube, empreendimentos residenciais que oferecem ampla área de lazer e esportes, cresce também a demanda por serviços terceirizados para atendê-los. E algumas academias viram nesse nicho uma boa oportunidade para expandir os negócios por meio de consultorias e pacotes exclusivos. 
 
Para Airton Santos, diretor da Qualy Sports - especializada nesse tipo de serviço -, o aumento da demanda foi o ponto de partida.
 
"Já realizávamos esse tipo de serviço há 22 anos em outra empresa e tínhamos também o serviço de academia. Mas o lançamento de novos condomínios nos fez sentir a necessidade de montar a Qualy, em 2005, para atender todos os tipos de serviço que um empreendimento como esse necessita", conta. 
 

Como funciona

As empresas oferecem pacotes de serviços, que vão desde consultoria para montar a academia, até aulas e recreação infantil.
 
"O condomínio compra uma carga horária e tem diariamente um monitor na sala de ginástica. Esse profissional orienta o uso dos equipamentos, monta treinos individuais e pode dar algumas aulas específicas", explica Airton. Nos condomínios com piscina, é possível ainda contratar aulas de hidroginástica e recreação para crianças. 
 
Além desses serviços, a empresa cuida de toda a preparação física do morador, por meio de exames médicos, acompanhamento de evolução do condicionamento físico e palestras sobre temas relacionados. 
 
Outro serviço oferecido é o de manutenção dos equipamentos. "Temos empresas parceiras que cuidam dessa parte, e essas mesmas empresas capacitam nossos profissionais para realizar intervenções preventivas no equipamento", comenta Airton. 
 

O mercado

O mercado para esse tipo de serviço está aquecido. Na Qualy Sports o aumento da procura foi de cerca de 200%, só em 2011. "Os condomínios novos, que forram lançados nos últimos anos, estão vendo agora a necessidade de contratar esse tipo de serviço", aponta. 
 
O aumento da demanda também está atraindo grandes empresas do setor, como a Runner, que pretende entrar no mercado ainda este ano. "Percebemos que existe aí um filão importante a ser explorado", explica Peter Thomas, diretor executivo da Runner Licenciamentos. "Cada vez mais, vemos as academias convencionais dos condomínios se aproximando das academias de rede. Por isso, pretendemos entrar nos prédios e dar uma cara de ¿grande academia¿ para esses espaços", afirma. 
 

Novas oportunidades

Depois dos condomínios, o foco da Qualy são as construtoras. "Temos um serviço de assessoria de pré-projeto em parceria com algumas construtoras. Muitos condomínios vinham com equipamentos ou detalhes inadequados, como a localização da raia das piscinas ou da quadra", revela Airton. "Essa assessoria ajuda a preparar o local e a economizar dinheiro com futuros problemas de um lugar mal projetado." 
 
Os síndicos também apostam nessa parceria. José do Amaral Nogueira Junior, presidente do Sindicato dos Síndicos de Condomínios Residenciais, Comerciais e Mistos, de Shoppings Centers, Incorporações, Loteamentos e Flats de São Paulo (Sindsin), afirma que "comodidade, praticidade, segurança e uma maior integração entre os condôminos" são os maiores benefícios. 
 
"Nos condomínios que dispõem de academia, deveria ser obrigatório a contração de um profissional ou a terceirização desse serviço, pois muitas vezes o condômino não sabe utilizar os equipamentos e isso pode prejudicar sua saúde. Com um profissional, ele será orientado", defende Nogueira.

Serviço

Fonte: http://invertia.terra.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...