O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Administração equivocada

Condomínio não pode ter mais de um síndico nem ser dividido por grades

Publicado em: terça-feira, 1 de novembro de 2016

Condomínios de blocos com vários síndicos

Kênio Pereira

É comum encontrarmos condomínios formados por mais de um bloco e administrados de forma equivocada por mais de um síndico. Às vezes, olhando de fora, tem-se a impressão que se esses conjuntos habitacionais se tratam de edifícios distintos, porém, trata-se de um único condomínio composto de vários blocos, onde a convenção determina seja tudo administrado por apenas um síndico.

De forma ilógica, os moradores instalam muros ou grades divisórias entre os blocos, com a finalidade de “separar” os edifícios, como se isso valorizasse o apartamento ou elevasse o status. Essa divisão é ilegal, pois impede o livre acesso às áreas de circulação, de lazer e de estacionamento, tidas como comuns, que pertencem a todos os condôminos.

O preconceito dos conjuntos habitacionais foi motivado pelo fato de alguns espaços antigos do BNH/SFH terem sido destinados à população de baixa renda.

Contudo, há anos é comum em conjuntos de luxo, com apartamentos que ultrapassam R$1 milhão em vários pontos nobres do Rio de Janeiro, São Paulo e BH. 

Em alguns casos a divisão por grades ou muros acaba prejudicando outros moradores ou blocos que passam a ter menor área de circulação e de estacionamento, gerando assim depreciação do valor de alguns apartamentos e valorizando outros que passam a ter maior área, o que acarreta conflitos.

Desde de 1964, a Lei 4.591 definiu, bem como o Código Civil de 2002, que o condomínio edifício é indivisível, não podendo alguns proprietários dividirem com grades as áreas comuns.

O projeto aprovado pelo município impede que seja modificado por meio de muros divisórios, pois fere a convenção e seu registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis. 

Administração Irregular

O condomínio é uno e indivisível, e a eleição de tantos síndicos quanto forem os blocos também é ilegal quando a convenção determina a eleição de somente um síndico.

O condomínio formado por blocos administrado mais de um síndico pode ter problemas, como por exemplo:

a) a ilegitimidade do síndico(s) para representar o condomínio na defesa de seus interesses;

b) problemas com prestações de contas e fiscais;

c) confusão com prejuízos trabalhistas, já que o empregado de um determinado bloco pode acionar a Justiça contra a coletividade;

d) nulidade de assembleias por falha na convocação destinada apenas a parte do condomínio;

e) nulidade das deliberações por falta de quórum, especialmente quanto a obras, perdendo o condomínio a condição de exigir o pagamento da quota extra.

É possível alterar a convenção para que cada edifício tenha sua administração distinta, viabilizando a eleição de vários síndicos, mas redigir uma nova convenção nesse sentido é bem trabalhoso, sendo um desafio que poucos conseguem superar.

 

Fonte: http://hojeemdia.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...