O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Administração

Inadimplência deve cair com hidrômetros individuais

Publicado em: quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

 Segundo síndica de condomínio, individualização também evita o desperdício

 
A decisão aprovada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto na terça-feira (19), que obriga que o Departamento de Água e Esgoto (Daerp) faça leitura individual de hidrômetros em condomínios, pode diminuir a taxa de inadimplência neste tipo de moradia.
 
No condomínio Jardim das Pedras, no bairro Jardim Paulista, cada apartamento possui seu próprio hidrômetro há três anos e a leitura é feita por uma empresa particular. Segundo a síndica do local, Vera Ferreira, quando o aparelho era dividido entre os moradores, a inadimplência no condomínio era de, em média, 40%. Depois da individualização, não chega a 5%. Isso porque o que cada morador gasta com água vem detalhado na conta do condomínio junto com as outras despesas conjuntas. Em caso de não pagamento, o abastecimento é cortado.
 
De acordo com o superintendente do Daerp, Joaquim Ignácio da Costa Neto, todos os condomínios podem ter a leitura individual de água, mas em caso de imóveis antigos é necessário uma adaptação na instalação hidráulica, paga pelo próprio prédio ou grupo de casas.
 
“Após o ajuste, o condomínio pode entrar em contato com o Daerp, com o aceite de todos os moradores, para que a leitura individual seja realizada”, disse.
 
Onde já existe a ligação de água, a instalação de cada hidrômetro custa R$ 14. Para Vera, além do controle da inadimplência, os hidrômetros individuais também serviram para diminuir o desperdício de água. “Quando os moradores sabiam que a água seria dividida, abusavam do uso, agora como eles pagam exatamente o que gastam, a situação mudou bastante”, afirma.

Fonte: http://eptv.globo.com

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...