O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Ambiente

Educação ambiental começa em casa

Publicado em: quarta-feira, 3 de abril de 2013

 A preocupação com o meio ambiente ultrapassou os muros dos condomínios residenciais e chegou até o lar dos moradores, que, com pontuais mudanças, podem aderir à sustentabilidade, economizar dinheiro e ainda desenvolver ações sociais. Para isso, basta exercitar a educação ambiental, uma lição que se inicia em casa.

 
José de Oliveira Albuquerque é síndico, há um ano, de um condomínio residencial em Maringá. Foi por meio de sua experiência como engenheiro agrônomo que resolveu investir na conscientização ecológica dos condôminos. Segundo ele, após reuniões e enquetes com os moradores, a aceitação das novas medidas foi praticamente unânime.
 
Dentre as atitudes estabelecidas, conta o síndico, uma das principais foi a separação de material reciclável. Assim, toda semana, integrantes de uma cooperativa recolhem este material.
 
"Em três meses, mais de 200 quilos de recicláveis que iriam para o lixão foram reencaminhados para a cooperativa e revertidos em recursos financeiros para esses cooperados. O contêiner do edifício, que vivia abarrotado de lixo, atualmente está bem mais vazio", diz Albuquerque.
 

Óleo queimado e lâmpadas

 
Outra ação adotada foi a de encaminhar o óleo queimado de cozinha de cada apartamento para uma empresa especializada, que o transforma em produtos de limpeza. Com isso, a cada 10% recolhidos, 2% são retornados em forma de sabão e detergente, o que reduzi os gastos do edifício.
 
Além da coleta seletiva e da transformação do óleo usado em sabão e detergente, algumas mudanças ainda mais simples, como a troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes para redução do consumo de energia, foram efetivadas. Contudo, o objetivo, de acordo com Albuquerque, é continuar investindo futuramente em novas soluções.
 
Dentre as possibilidades está o uso de lixo orgânico, como adubo para jardinagem, e a adaptação de mecanismos responsáveis por acumular e reutilizar a água da chuva para a lavagem de calçadas.
 
Da mesma maneira, preservar a qualidade do ar, seja evitando fumar cigarro em áreas internas ou instalando sistemas que captam o gás carbônico emitido pelos veículos e que fica acumulado nas garagens subterrâneas, também joga a favor da preservação ambiental.
 

Número

 
R$ 4,50
Foi o investimento pago por apartamento para que o condomínio no qual Albuquerque é síndico implantasse medidas sustentáveis. O custo foi direcionado à aquisição de lâmpadas fluorescentes e para a compra de recipientes para o depósito de lixo reciclável e orgânico.

Fonte: http://www.odiario.com

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...