Certificação Procondo

Selo traz segurança para síndicos escolherem administradora

sexta-feira, 24 de março de 2023

Gestão de condomínios pós-pandemia: certificação Procondo cria diferencial de mercado

Com a crise provocada pela inadimplência dos condôminos, empresas certificadas e com mais solidez, sofrem menor impacto e conquistam síndicos que buscam segurança

Com a insegurança gerada pelas dificuldades financeiras provocadas pela pandemia do Coronavírus, empresas gestoras de propriedades urbanas que possuem certificações, como o selo Procondo e a certificação internacional ISO 9001 estão capitaneando o diferencial de mercado.

"O Procondo é a certificação que garante a transparência na gestão condominial e auxilia o síndico no processo de escolha de uma administradora. Além disso, é o programa que assegura que as empresas certificadas estão se atualizando e modernizando seus processos cada vez mais para proporcionar melhores intermediações com seus clientes e entender a necessidade de cada um deles, auditando procedimentos para endossar a qualidade das operações - o que é uma exigência do mercado atual. O diferencial da administradora certificada pelo Procondo é justamente salvaguardar a qualidade e o respeito nos serviços prestados ao consumidor", ressalta Rafael Thomé, diretor geral do Procondo e presidente da Associação Brasileira de Administradoras de Condomínios (ABADI).

O auditoria do Procondo, feita pela organização multinacional Bureau Veritas, avalia 154 itens quanto à gestão administrativa, de contratos, recursos humanos, financeira, tributária e jurídica e ratifica padrões de qualidade em normas ISO.

"O selo leva tranquilidade e segurança para os clientes. Um condomínio ou síndico que contrata uma administradora com selo Procondo tem a certeza de estar contratando uma empresa com todos os serviços que devem ser prestados, sobretudo do ponto de vista legal. O selo busca auto regulamentar o mercado para ajudar ao cliente. A escolha de uma empresa com selo elimina muitos riscos. Por isso, a APSA se empenhou tanto em obter o selo. Fomos uma das primeiras empresas a se certificar já em 2014. Em 2017 renovamos e temos a certeza de alcançar esse êxito na próxima certificação em 2021", enfatiza o diretor da APSA, Fernando Schneider.

A gerente de Auditoria da APSA, Juliana Tancredo, acrescenta que o Procondo fomentou o desenvolvimento e o aprimoramento do mercado de administração de condomínios nos últimos anos.

"Promoveu a concorrência saudável entre as empresas do setor de administração condominial, e hoje as empresas estão mais preparadas para os impactos da pandemia. Outro ponto importante foi a promoção e divulgação para o mercado do Código de Conduta e Serviços para empresas de administração de condomínios do Rio de Janeiro, bem como as empresas que a este código de conduta aderirem", finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Apsa.