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Como o SLA pode ajudar na gestão condominial

Saber o que é um SLA e como utilizá-lo para favorecer a gestão e o bem coletivo é um bom aliado do síndico

Por Thais Matuzaki

28/01/22 04:51 - Atualizado há 2 anos


Por Leandro Souza*

cumprir os prazos para os variados atendimentos e ocorrênciasavaliar os serviços das empresas prestadoras de serviço.

ausência de processos claros e transferência gera uma insatisfação coletiva– um vazio profundo, que a médio prazo traz muitos problemas para o síndico.

SLA (Service Level Agreement), que significa Acordos de Nível de Serviço?

definição é bem simples: documento anexo ao contrato que define quais serão as atividades, qualidade de serviço esperada e prazos de execução, ou seja, responsabilizar-se diretamente pelo resultados.

Geralmente, a gestão de condomínios muitas vezes envolve a relação direta com prestadores de serviços, e cabe ao síndico, como representante legal, coordenar os contratos nesta relação.

saber o que é um SLA e como utilizá-lo para favorecer a gestão e o bem coletivo é um bom ponto de partida. 

ajuda os síndicos a contratarem serviços com mais confiança e menos risco, isso porque este documento define métricas, multas e orientações de modo claro e objetivo. Desta forma, todos os serviços podem ser planejados e executados com expectativas alinhadas.

pode ser exigido pelo síndico no ato da contratação dos serviços que fará parte integrante do contrato.

Em alguns ramos, os SLAs são absolutamente normais e necessários em hospitais e empresas de telefonia e outros, porém em condomínios, por desconhecimento, habituou-se a oferecer serviços sem quaisquer garantias de qualidade, por que uma empresa ofereceria um serviço de excelência em qualidade, se responsabilizaria por resultados e prazos se os clientes não conhecem e não exigem? 

O síndico também pode utilizar esta ferramenta SLA para favorecer sua gestão, podendo contratar uma empresa para gerar o documento de forma mais profissional. Ou elaborar o documento por conta própria, onde não vai gerar nenhum custo para o condomínio. É bem simples de elaborar. 

síndico pode criar o SLA de atendimentoresultados por cores classificar os atendimentos.

critérios e priorizar os problemas. Segue exemplo abaixo:

Este documento pode ser inclusive aprovado em assembleia, dando maior transparência nos processos de gestão e gera tranquilidade para os condôminos, que ficarão cientes dos prazos para execuções dos serviços e do tempo de resposta para suas reclamações.

Faz parte do SLA

síndico terá que realizar o levantamento dos problemas em seu condomínio que geram maiores ocorrências e fazer uma filtragem para criar o documento.

Neste contexto, o síndico será capaz de implementar, gerir e apresentar métricas e resultados capazes de demonstrar que tudo será feito e realizado dentro do que foi definido e esperado.

modelo de gerenciamento de serviços é voltado para condomínios de grande porte com grandes infraestruturapode ser utilizado para condomínios menores. 

(*) Leandro Souza é advogado, pedagogo e administrador, que atua no segmento condominial e imobiliário no estado do Rio de Janeiro há mais de 15 anos.