Coluna: De Olho no Mercado

Condomínios podem ser grandes parceiros do Censo 2022

O Censo Demográfico de 2022 começará no dia 1º/08 e será o maior de toda a história, devendo visitar em torno de 75 milhões de residências. Síndicos podem colaborar conscientizando moradores e treinando funcionários

20/07/22 07:08 - Atualizado há 1 ano
Homem usando boné do IBGE, máscara cirúrgica, blusa azul e colete de recenseador toca campainha de uma casa com uma mão e com a outra segura celular

Como gestor, todo síndico sabe da necessidade de mapear demograficamente o seu condomínio e bairro, como por exemplo, o quantitativo de moradores, suas características socioeconômicas, quantos veículos, número de crianças e idosos para que as melhores práticas a atendimentos das principais demandas sejam atendidas, e por aí vai.

Só com essas informações em mãos, o síndico conseguirá tomar as melhores decisões e planejar com eficácia as políticas que beneficiarão o dia a dia do condomínio.

A mesma lógica é aplicável ao Censo. Realizado a cada decênio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Censo é a pesquisa demográfica mais importante do País. É ela que permite o conhecimento da população brasileira de todo o território, e seu autoconhecimento, já que os dados são acessíveis por todas as pessoas.

A pesquisa é instrumento democrático, que fornece as informações para as esferas federal, estaduais e municipais implementarem as políticas públicas necessárias, permitindo inclusive serem cobradas pela sociedade, quando as mesmas não forem implementadas.

Censo 2022: atenção especial aos condomínios

David Montero Dias, assessor da Coordenação Operacional dos Censos do IBGE, afirma que os arranjos condominiais estão cada vez mais presentes, principalmente nas grandes regiões metropolitanas, representando uma grande parcela dos cidadãos brasileiros.

"Portanto, muitas estatísticas poderão ser obtidas para esse importante segmento da população, atendendo aos interesses de empresas administradoras, síndicos profissionais e moradores", diz o assessor do IBGE.

Os condomínios ganharão atenção especial na pesquisa deste ano. Ao mesmo tempo, Dias conta que será mais difícil para os recenseadores realizarem o seu trabalho de pesquisa. Há explicação para a situação.

A pandemia impactou a realização do Censo de 2020 de duas formas. A primeira e mais óbvia foi atrasando a realização da pesquisa em dois anos.

Já a segunda, mais sutil e menos evidente, tornou preocupante a realização da pesquisa. É que, com a restrição de circulação, das taxas de violência e da insegurança urbana, os protocolos de segurança ganharam atenção dobrada. Isso inclui os condomínios.

O assessor aponta que a recusa ao recebimento e atendimento dos recenseadores do IBGE em condomínios residenciais é um fenômeno recente e crescente, especialmente em perfis de classe média alta.

“As informações sobre moradores que residem em condomínios são fundamentais para o dimensionamento de serviços e políticas públicas. Tais políticas serão voltadas e aplicadas a essa crescente parcela da população, por exemplo, frequência de transportes públicos, disponibilidades de vacinas, postos de saúde, creches, escolas e todos os demais aparatos que atendem a esses moradores nas grandes cidades brasileiras", explica Dias.

Contribuição do síndico com o Censo: conscientizar moradores

Diante de tal situação, é papel fundamental do síndico conscientizar os condôminos sobre a importância do Censo, para que os recenseadores do IBGE sejam atendidos e os questionários aplicados de maneira totalmente abrangente.

Além dos moradores, os funcionários também precisam ser orientados e treinados para facilitar o trabalho dos recenseadores e, ao mesmo tempo, preservar os protocolos de segurança do condomínio.

Assista abaixo ao webinar SíndicoNet com o assessor do IBGE, David Montero Dias, onde ele esclarece as dúvidas de síndicos sobre o processo do Censo 2022:

Principais medidas

• Sensibilizar os moradores sobre a operação censitária com cartazes, avisos e vídeos sobre a atuação do IBGE no Censo;
  • Agendar os dias de trabalho dos recenseadores:
    • permitindo o acesso aos condomínios para que o trabalho seja mais eficiente, ou;
    • distribuindo e-tickets para pesquisa por internet, sem a necessidade de contato direto entre respondentes e recenseadores.

Qualquer agente que alegue ser recenseador do IBGE precisa ser autenticado, seja por consulta do QRCode em seu crachá, pelo site respondendo.ibge.gov.br ou ainda pelo telefone 0800 721 81 81.

O IBGE estará integralmente à disposição para dirimir qualquer dúvida, tanto neste momento inicial, durante a coleta dos questionários, quanto no momento posterior, no qual as mais atualizadas informações estatísticas poderão ser usufruídas por toda a sociedade.

• Obtenha mais informações sobre a realização do Censo 2022

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.