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Administração

Contas de luz

Condomínios do RJ têm problemas com empresa de energia elétrica

sexta-feira, 24 de março de 2023
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Light não emite todas as contas no momento da leitura no Rio de Janeiro

Não é novidade para Rômulo Sampaio, de 86 anos, síndico do Edifício Pico, em Botafogo, que os moradores do prédio recebam as contas de luz após o vencimento. Janeiro foi o quarto mês em que várias faturas não foram emitidas pelo funcionário da Light no ato da leitura dos medidores. Em 2018, as cobranças da Light passaram a ser emitidas na hora.

"Dos 25 relógios em que houve medições de consumo este mês, o funcionário só entregou as contas de nove apartamentos. Algumas chegaram faltando um dia para o vencimento. Outras chegaram vencidas", disse.

De acordo com Mabel Teixeira, de 33 anos, assessora administrativa da Acir, o problema também é enfrentado por alguns condomínios administrados pela empresa.

"Moradores já relataram que não estão recebendo a conta a tempo e têm que tirar a segunda via no site. Ainda há um condomínio, na Tijuca, que recebeu duas contas relativas ao mesmo período, com datas de vencimento diferentes", contou.

Já em um prédio localizado no Jardim Sulacap, a conta do mês de outubro chegou junto com a de novembro, sobrecarregando os condôminos.

"Quando a fatura não chegou, tentamos pegar segunda via pela internet, mas não estava disponível. A Light informou que não tinha faturado ainda, e que tínhamos que aguardar. Realmente, vieram duas contas em um só mês", relatou o diretor da Bervel Empreendimentos, Arnon Velmovitsky.

Alguns condomínios administrados pela Lowndes Condomínios e Locações também receberam contas em atraso, cerca de um mês após a data que deveria ser o vencimento. Houve um caso, inclusive, de uma conta datada de abril de 2018 que chegou apenas em janeiro de 2019.

A surpresa maior, porém, foi a que a jornalista Simone Gondim, de 42 anos, teve ao abrir a caixa de correios e encontrar um bilhete com os dizeres: "Sua conta não foi impressa. Entre no site".

"Acredito que tenha sido o próprio funcionário da Light que tenha escrito, porque quando aocntece algum problema os porteiros têm por hábito interfonar", explicou Simone, que mora no Grajaú.

Repostas da Light

Em sua defesa, a Light alegou que, no caso do Edifício Pico, em Botafogo, os nove apartamentos estão cadastrados para receber as contas por e-mail e, por isso, não foram impressas no ato da medição.

Sobre o caso da jornalista Simone Gondin, a empresa respondeu que o bilhete foi entregue pela síndica, e que as 11 contas pendentes, no mesmo do prédio, foram enviadas após o contato da reportagem.

Em relação ao condomínio da Tijuca, a concessionária afirmou que o edifício tem duas instalações e, por isso, recebe duas contas distintas.

Quanto aos demais, explicou que a data de vencimento da conta de energia pode variar de acordo com a data de entrega da fatura, já que a Resolução 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estabelece que o prazo mínimo para vencimento deve ser de cinco dias úteis, contados da data de apresentação da conta de energia.

Entretanto, o cliente pode optar por uma data fixa de vencimento, entrando em contato com a Light por meio das redes sociais (Facebook ou Twitter); acessando a agência virtual da empresa, pelo site www.light.com.br; ou ligando para o telefone 0800-282-0120.

'Sem problemas de medição e faturamento'

A empresa ainda alegou que os casos citados são situações individuais e que não representam problemas de ordem geral com máquinas de medição ou impressão de faturamento. Ressaltou ainda que, quando há uma divergência entre empresa e consumidor, a conta é entregue em período posterior, mas com alteração de data de vencimento.

De acordo com a Aneel, o consumidor que tiver qualquer problema — desde fatura atrasada, problema no medidor ou interrupção do serviço — pode fazer uma reclamação pelo telefone da Ouvidoria (167), se não conseguir solução com a concessionária.

Em caso de queda de enegia, a Light deve reembolsar o consumidor na próxima fatura. Se for comprovada qualquer irregularidade, a concessionária pode receber uma advertência ou ser multada no valor de até 2% de sua receita operacional líquida.

Consumo menor e conta mais cara

Após passar 20 dias de férias em Portugal, a comerciante Helen Soares, de 48 anos, tomou um susto com a conta de luz. Mesmo sem ninguém em casa durante o período de novembro e tendo desligado todos os aparelhos da tomada, o valor da fatura foi superior às dos meses anteriores.

"Tudo por causa da medição errada no relógio digital. O consumo é aferido de forma automática pela central da Light, mas acredito que haja um defeito no relógio,. Porém, ninguém vem checar", disse Helen.

Segundo a comerciante, desde janeiro de 2017, as contas têm sido emitidas sem que ela possa ter certeza sobre o consumo real e o valor cobrado, já que nenhum funcionário comparece para fazer a medida pessoalmente.

Em resposta, a Light informou que está revisando o faturamento.

Sala com luz, mas quarto sem energia

Moradores do condomínio São Clemente Residência e Service, desde dezembro, têm enfrentado a queda de energia em fases do relógio. Isto é, quando acaba a luz em um cômodo, mas o outro continua funcionando.

Segundo a gerente do condomínio, que engloba 238 apartamentos, Sandra Herrera, de 42 anos, a última ocorrência foi na madrugada de segunda-feira (dia 14), quando o reperado emergencial foi realizado somente às 14h30:

"Chamaram a equipe de reparos efetivos, que prometeu vir colocar um gerador na noite da quarta-feira, para que o problema não se repetisse. Entretanto, ninguém veio nesse dia e, de acordo com a central de atendimento da Light, os funcionários estiveram no local na terça-feira. Não sabemos, afinal, se o serviço foi feito".

O engenheiro Roberto Góis, de 54 anos, morador do local, acompanhou uma das visitas da concessionária e constatou que, quando a equipe abriu a caixa subterrânea na calçada, toda a fiação estava derretida.

"Os funcionários não conseguiram entrar no túnel porque o cheiro da fumaça estava extremamente forte", contou.

Góis, que tem uma filha de 2 anos, ainda reclamou das consequências do problema:

"Tivemos que dormir sem ar-condicionado, nesse calor todo, sem falar em ter que subir vários andares de escada e nos alimentos que estragaram pela falta de refrigeração".

A Light informou, porém, que iniciou os reparos no dia 16, e o fornecimento foi restabelecido no dia seguinte.

Fonte: www.extra.globo.com

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