O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Controle das finanças

Individualização de água e gás ajudam a manter consumo nos trilhos

Publicado em: quarta-feira, 2 de abril de 2014

Condomínios instalam medidores individuais para controlar gastos

Moradores passaram a economizar água e gás.Instalação depende de arquitetura do prédio.
 
Moradores de um prédio na Vila Andrade, Zona Sul de São Paulo, instalaram medidores individuais de água e gás em cada apartamento. A medida, feita há 5 anos, serviu para evitar o desperdício e também o prejuízo que alguns sofriam em razão do medidor coletivo.
 
"Teve uma boa queda de consumo aí, numa faixa de 30% inicialmente", conta o engenheiro Alexandre Bariani, síndico do prédio. Segundo ele, os moradores mudaram de hábitos quando passaram a perceber quanto consomem de água e gás. "Descobrimos que num apartamento, toda quarta-feira, tinha um consumo exagerado. Era a avó, que fazia o papel da babá, que enchia a banheira para o neto, esvaziava, colocava o outro neto. E aí cortou esse agrado e a conta do condomínio abaixou", afirma Bariani.
 
Todas as informações sobre quanto cada apartamento gasta ficam disponíveis em um site, à disposição do síndico. Dessa forma, os moradores podem consultar o consumo e realizar mudanças na rotina.
 
A instalação dos medidores individuais depende da arquitetura de cada prédio.
 
"Os prédios, projetos mais antigos, ainda necessitam de uma adequação hidráulica, o que faz com que seus custos sejam maiores", afirma o especialista em técnicas de medição de água Marcos Aurélio Teixeira. Segundo ele, projetos mais fáceis podem custar cerca de R$ 400. Já os mais complexos, podem chegar a R$ 3.000.

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...