O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Convivência

Convivência - RJ

Centros comerciais: comodidade e polêmica moram aqui

Publicado em: quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

 

Como subproduto da cultura dos condomínios, a Barra concentra uma outra tendência: a da manutenção de pequenos centros comerciais ou shoppings dentro dos residenciais. Com os mais variados tipos de serviços, essas áreas acabam facilitando não só a vida de quem mora nos prédios que as cercam, mas também a de quem circula pelo bairro, uma vez que o comércio de rua da região ainda está longe de atender à demanda — isso sem falar, em muitos casos, da distância que é preciso percorrer para ter acesso a ele. O problema é que o funcionamento dos estabelecimentos, e sua abertura ao público, dividem opiniões nos condomínios. 

 
Barra visitou cinco condomínios que têm centros comerciais. Em todos eles, é permitida a entrada de não moradores que queiram fazer compras ou usar serviços que vão de bares e restaurantes a clínicas de estética e academias, passando por pet shops e padarias. No Novo Leblon, um dos condomínios mais antigos da região, há até uma espécie de concha acústica, que sedia shows musicais quase diariamente. 
 
— A padaria é o nosso estabelecimento que abre mais cedo, às 6h. Os últimos estabelecimentos a fechar são as pizzarias, que funcionam até mais ou menos 1h. Portanto, temos fluxo de gente aqui praticamente o dia inteiro — conta Sérgio Toledo, síndico do Shopping Novo Leblon. 
 
Apesar da boa oferta de serviços, há moradores descontentes com o funcionamento do shopping. A principal reclamação é o barulho causado pelos shows na concha acústica e pelos bares e pizzarias abertos até tarde. 
 
— Em dia de jogos de futebol à noite, as pessoas ficam até altas horas gritando e falando alto — afirma Arlindo Almeida, síndico do prédio Pizano, localizado em frente ao shopping. — Essa construção, que dizem ser uma concha acústica, não faz qualquer tipo de barreira ao som. E o pior é que tentamos chamar o poder público para denunciar isso e não fomos atendidos. 
 
A administração do shopping se defende. 
 
— Desde que instalamos a concha, há oito anos, conseguimos resolver o problema do som. Nosso ruído não incomoda os moradores, mesmo porque são eles mesmos que ficam aqui até tarde — diz Sérgio Toledo. 
 
Morador do Novo Leblon, o comerciante Jorge Fricke elogia a estrutura do shopping. 
 
— Aqui consigo fazer tudo o que eu preciso — diz. 
 
Tereza Russo, que mora ao lado do Novo Leblon, no condomínio America’s Park, é frequentadora assídua do local, mas faz uma ressalva: 
 
— Venho muito aqui porque o meu condomínio não tem centro comercial. O shopping é muito bom, mas o Novo Leblon tem que atentar mais para a segurança. Uma amiga minha teve o carro furtado aqui há dois anos. 
 
A alguns quilômetros dali, no Mandala, outro centro comercial também atrai moradores, vizinhos e trabalhadores das proximidades. Com boas opções gastronômicas, o local costuma ter bom movimento no horário de almoço. 
 
— Aqui a comida é boa e tem preços em conta — diz o comerciário Fernando Sabino. 
 
Há, no entanto, quem prefira a concorrência. 
 
— Apesar de morar no Mandala, venho mais ao Novo Leblon, porque é completo e tem um espaço para as crianças brincarem — afirma a médica Tatiana Fazecas, que estava com os dois filhos na área de lazer do Shopping Novo Leblon na última terça-feira. 

Fonte: http://oglobo.globo.com

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...