O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Dicas de economia

Síndicos mostram como enxugar até 10% do orçamento mensal

Publicado em: quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

 Síndicos dão dicas para reduzir as despesas do condomínio em até 10%

Fazer concorrência entre prestadores de serviço ajuda a diminuir as despesas. Verificar encanamentos evita o desperdício e o gasto com água.
 

 

A síndica de um condomínio em São Paulo foi atrás da concorrência para tentar diminuir as despesas com a empresa de limpeza e de segurança. Com a disputa, o condomínio fechou um contrato bem mais em conta.
 
“Nós tínhamos um contrato que gerava em torno de 70 mil reais. Baixamos pra 56 mil reais. Chamamos três empresas, houve apresentação, fomos conhecê-las e optamos pela de melhor qualidade”, diz Lígia silva, síndica.
 
Com a manutenção dos elevadores, foi a mesma coisa. A empresa que já prestava o serviço decidiu baixar o preço para não perder o cliente. “Um contrato que era de R$ 9.000 passou a ser R$ 6.000”, conta.
 
O condomínio passou a economizar quase 17 mil reais todo mês. O equivalente a noventa reais por apartamento. Exemplos que podem servir de inspiração pra outros condomínios.
 
Para conseguir mudar os contratos é recomendável que haja uma cláusula de rescisão de 30 dias. O síndico avisa a empresa, 30 dias antes, que não vai mais querer os serviços dela. E não paga multa.
Na hora de contratar o serviço de limpeza, normalmente, vale mais a pena pedir que a própria empresa providencie o material - como rodos, sabão e panos de chão - do que o condomínio comprar. “Eles conseguem fazer uma compra muito mais em conta, pelo volume. Tudo isso fica sobre a responsabilidade deles, sempre que tiver que fazer uma manutenção, eles vão se responsabilizar e o condomínio não tem esse gasto”, explica Stefan Jacob, síndico.
 
A economia pode ser boa não só para o condomínio, mas também para o meio-ambiente. Uma caixa d´água em um condomínio tem capacidade para 14 mil litros e vai ser usada pra armazenar água de chuva. O sistema deve começar a funcionar no começo do ano. Pelo menos na primavera e no verão, toda água para lavar as áreas comuns do condomínio e para regar as plantas sairá da nova caixa.
Aliás, com água, sempre dá pra economizar. Um síndico profissional diz que vale a pena chamar um encanador a cada seis meses pra caçar os vazamentos. “A gente tem um histórico aí de várias unidades com uma torneira vazando, com uma bacia vazando um pouquinho e quando resolve tudo isso, da um resultado expressivo na conta”.
 
O que precisa de muito cuidado na hora de cortar gastos é a segurança. Segundo o especialista em segurança, Carlos Biagioni, o condomínio que não tem muito dinheiro para investir em equipamento, precisa pelo menos garantir o treinamento dos funcionários. “No treinamento, quanto mais aplicado, quanto mais técnico, melhor a ação, melhor a operação que esse homem vai proporcionar para o condomínio”, explica Antônio Carlos Biagioni, especialista em segurança.
 
O consultor de segurança sugere também que o condomínio tenha pelo menos uma cerca elétrica, câmeras de segurança e um equipamento de gravação guardado em local seguro.

Fonte: http://g1.globo.com

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...