O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Dono do prédio

Síndico com esse perfil perde espaço entre condôminos

Publicado em: quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

"Síndico ditador" perde espaço nos condomínios

“O síndico acha que é dono do prédio!” Reclamações como essa ainda são comuns, mas estão diminuindo a cada dia nos condomínios. Isso porque os chamados “síndicos ditadores”, normalmente moradores, estão perdendo espaço para profissionais ou para pessoas mais preparadas.
 
“Antes, mesmo com pouca ou nenhuma capacitação, um morador se candidatava a síndico e era eleito. Hoje, entretanto, com o aumento de responsabilidade e exigência do conhecimento da legislação civil, esse perfil mudou”, explica Daphnis Citti de Lauro, sócio da CITTI Assessoria Imobiliária, empresa que administra condomínios, locações e atua como síndica terceirizada.
 
O especialista ressalta o principal motivo que vem gerando crescimento na busca por síndicos profissionais.
 
“Eles são mais preparados para o cargo. Há inúmeros relatos de síndicos amadores que inventam regras, tratam mal funcionários, etc.”
 
Advogado especialista em Direito Imobiliário, Daphnis lembra que os condomínios que ainda possuem síndicos ditadores e estão insatisfeitos com a gestão têm respaldo da lei. “O artigo 1.349 do Código Civil prevê a possibilidade de o síndico ser destituído, quando praticar irregularidades, não prestar contas, ou não administrar convenientemente o condomínio.”
 
Daphnis diz que para ocupar o cargo é preciso suportar a pressão e encontrar o equilíbrio. “É necessário ter conhecimento das funções, ser educado, tratando polidamente os moradores do prédio e os funcionários, além de dar atenção a todos, não deixar de dar respostas, ter iniciativa e, sobretudo, bom senso”, completa.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...