Resultados das enquetes

Duração de assembleia

Última enquete do Síndiconet perguntou quanto tempo dura o encontro no seu condomínio

Por Mariana Ribeiro Desimone

segunda-feira, 13 de março de 2017


É geralmente nos primeiros meses do ano que se concentram as assembleias gerais ordinárias, também chamadas de A.G.Os.

Esse tipo de assembleia deve ser convocada uma vez por ano: é nessa oportunidade que o síndico deve prestar contas para a coletividade.

Mesmo todos os condôminos tendo consciência da importância da sua presença nesses encontros, sua longa duração pode ser um motivo para afastá-los.

"Creio que a duração ideal de uma assembleia seja de duas horas", aponta Gabriel Karpat, diretor da administradora GK e colunista SíndicoNet.

Felizmente, a opção mais votada foi a considerada ideal: a assembleia que dura de 1h30 à 2h30.  A segunda mais escolhida foi a faixa de duração de 2h30 à 3h30, com 30% dos votos,  seguida de assembleias de 1h30, opção de 20% dos participantes. 

assembleias com duração superior de 3h30 somaram apenas 10% dos votos. 

Sobre encontros de longuíssima duração, que devem ser evitados, Gabriel Karpat sugere que o síndico chame mais assembleias durante o ano.

"O melhor é diluir os assuntos ao longo do ano e também oferecer materiais de consulta antes da assembleia, para que os moradores tenham condições de se inteirar do assunto e já chegar 'estudados' para o encontro", ensina Gabriel.

Fontes consultadas: Gabriel Karpat, diretor da administradora GK e colunista do SíndicoNet