Eleições de síndico

Para cargo são necessários jogo de cintura, conhecimento e paciência

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Quem quer ser síndico? Começa a temporada de eleições nos prédios

O candidato, geralmente, tem entre 30 e 50 anos e precisa ter qualidades como fácil diálogo, disponibilidade de tempo, jogo de cintura e pulso firme.

A campanha já começou. Para muitos candidatos, é hora de conquistar votos. A eleição é daqui a pouco, e quem quiser se eleger vai ter de usar a política da boa vizinhança se quiser conquistar o cargo de síndico.

Uma pesquisa feita por uma empresa de administração mostra que, nos primeiros quatro meses do ano, acontece a eleição de metade dos síndicos de todos os condomínios da cidade. Mas o número de candidatos ainda é baixo. É que a tarefa não é nada fácil.

Você já pensou em ser sindico ou síndica? “Não. Eu ainda não me sinto próxima das pessoas, não conheço todo mundo. É muita coisa para cuidar”, diz a auxiliar administrativa Vivian Uehara, que tem arrepio.

Edilson Siqueira Machado tem vocação. Ele nem morava no prédio e já era subsíndico. Para virar síndico, foi um pulo. Agora ele se prepara para concorrer à reeleição. De cada dez síndicos, sete se reelegem. Se depender dos concorrentes, Edilson terá mais dois anos no comando do edifício. Ate agora, é o único candidato – e ele nem tem salário. Apenas um desconto de R$ 50 no valor do condomínio, que é R$ 290.

“Com certeza, é um cargo delicado que você tem um pouco de sensibilidade no trato com as pessoas. Você tem de saber como chegar para conversar sobre determinado assuntos. Tem de ter um bom senso geral”, comentou o candidato a síndico, Edilson Siqueira Machado.

Segundo uma das maiores administradoras de imóveis de São Paulo, metade dos condomínios elege seus síndicos no início do ano, de janeiro a abril. A lista de atribuições é longa: convocar assembleias; fazer cumprir a convenção e regulamento interno do condomínio; tomar conta das áreas comuns do prédio; elaborar orçamentos; prestar contas dos gastos; e talvez a que de maior dor de cabeça: resolver as pendências entre os vizinhos.

“Tivemos reclamações com as sacadas por causa de fumaça de cigarro. Tivemos problemas também com animais, porque nós só temos um elevador. Não é fácil. Tem coisa que é complicada. Tem assuntos que você tem de saber como abordar o condômino para que a pessoa não se sinta ofendida”, comenta o candidato a reeleição Edilson Siqueira Machado.

O candidato a síndico, geralmente, tem entre 30 e 50 anos e precisa ter algumas qualidades, como fácil diálogo, disponibilidade de tempo para atender moradores e funcionários, além de jogo de cintura e pulso firme. Também não pode ter contas do condomínio em atraso.

“Os condôminos vão escolher se ele está à altura de ser síndico, se é uma pessoa que tem hábitos esquisitos. Cada condomínio tem o sindico que merece”, afirma Hubert Gebara, vice-presidente de administração imobiliária do Sindicato das Empresas de Compra, Locação e Administração de Imóveis Comerciais de São Paulo (Secovi-SP).

Moradores com ações contra o condomínio também não podem se candidatar a síndico. O Edilson, que apareceu na reportagem, já foi reeleito no prédio dele. Moradores de apenas 8 dos 24 apartamentos do condomínio compareceram para a votação. Esse é um problema comum nos condomínios: a baixa participação dos moradores nas reuniões.

Fonte: http://g1.globo.com/