Roberto Piernikarz

Eventos estimulam convivência nos condomínios

Gastronomia, esporte, cultura, lazer...as atividades trazem benefícios sociais e econômicos

Por Thais Matuzaki

31/07/19 03:08 - Atualizado há 78 dias


Por Roberto Piernikarz*

A convivência maior que existia entre os vizinhos no passado não é saudosismo exagerado das gerações mais antigas. Esse relacionamento frequente não ocorria apenas entre as crianças e adolescentes que jogavam bola na quadra do prédio, ou brincavam e batiam papo na área de lazer: seus pais também se conheciam e se tornavam amigos. 

Para resgatar essa saudável ligação, promover o encontro e o relacionamento entre os moradores é um dos maiores benefícios que algumas administradoras de condomínios oferecem. 

Organizados com a ajuda do síndico e em parceria com empresas e comércios geralmente próximos dos condomínios, os encontros ocorrem através dos mais diversos eventos. Gastronomia, esporte, cultura, lazer; são ricas e variadas as áreas que podem promover a interação, mais que isso, a confraternização e a criação de laços entre os condôminos.

O leque de possibilidades é amplo: degustação e curso de vinhos ou cerveja, em que a distribuidora ou produtor depois vende seus produtos; jantar preparado por um restaurante famoso por alguns pratos especiais, e o morador depois pode comprar o alimento congelado; jogos de futebol exibidos no telão enquanto uma hamburgueria oferece a degustação de minissanduíches e quem quiser saborear mais e também beber, paga; futebol com pagode e loura gelada oferecida por cervejarias artesanais; campeonatos de futsal entre times do condomínio e intercondomínios; campeonatos de e-sports e games para a molecada, etc. 

Algumas iniciativas ultrapassam o espaço dos prédios, como os condomínios que fazem parcerias com academias e personal trainers, e os moradores ganham um bom desconto. 

Além disso, muitas vezes são criados grupos de corrida e caminhada a partir desses acordos. “Cada administradora tem sua área de hospitalidade para ajudar o síndico a criar esses eventos e oportunidades”, afirma o responsável por esse setor na BBZ, Fernando Feller.

Fernando revela ainda outras atividades estimulantes: cinema ao ar livre, aulas de dança, ioga e hidroginástica; pool party e cocktail de confraternização; palestras, clube de troca de serviços, quiosque de frutas e verduras, feiras virtuais e food truck day; festa junina, de halloween e eventos de dia das crianças; torneio de poker etc.

Economia local irrigada e criação de laços

Parceiros fundamentais para os condomínios ganharem vida são os síndicos que percebem as vantagens da convivência: diminuem as queixas entre os vizinhos, melhora o astral e a qualidade de vida dos moradores. 

Ações criativas conseguem até a proeza de transformar os ociosos salões de festas durante a semana em palcos de cursos de idiomas. 

Além do lado social, os eventos estimulam a economia local. O ideal é fazer os eventos com o bairro, ou seja, com lojas, padarias, restaurantes e outros negócios da vizinhança. Quem não gostaria de tomar um belo brunch no domingo oferecido por uma padaria próxima? 

Há ainda o ganho econômico para os próprios edifícios: os eventos e cursos que usam as dependências dos prédios rendem, pela cessão do espaço, uma receita extra para o condomínio.

Os benefícios maiores quem ganha, claro, são os próprios moradores. Os problemas entre os vizinhos são amenizados e, melhor ainda, os condôminos têm a chance de se conhecerem e descobrirem afinidades. Assim nascem grupos de futebol, parceiros de tênis, de carteado e até comitês de criação de eventos organizados pelos próprios moradores. 

Melhor que tudo, assim nascem novas amizades e uma vida muito mais gostosa nesse lar ampliado que pode ser um condomínio.

(*) Roberto Piernikarz é Diretor Geral da BBZ Administradora de Condomínios; Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atua no setor há mais de 17 anos, tendo sido responsável pela implantação de mais de 300 condomínios, e participado da capacitação de mais de 1000 síndicos profissionais, além de ter colaborado com diversas matérias publicadas nos principais meios de comunicação do país. Colunista do Site do IG.