O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Excesso de veículos

No PR, condomínios têm problema para estacionar corretamente

Publicado em: terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ruas com condomínios aniquilam vagas para carros

Sobram carros e falta bom senso. O aumento da frota trouxe reflexos para o trânsito e para os locais disponíveis para estacionar o carro tanto em condomínios quanto em empresas e nas ruas, de forma geral. Na Rua Adir Pedroso, na Vila Iná, em São José dos Pinhais, os novos empreendimentos imobiliários atraíram mais habitantes e visitantes que, frequentemente, fazem mau uso da rua quando precisam parar seus automóveis.
 
O síndico do Condomínio Moradias do Arvoredo IV, Marcelo Monteiro de Almeida, explica que mesmo com duas placas proibindo o estacionamento de veículos em frente ao condomínio, na faixa exclusiva para a entrada no local, vira e mexe tem alguém que deixa o carro irregularmente lá.
 
“Instalamos câmeras para flagrar essas e outras irregularidades porque quem deixa o carro nessa passagem não pensa em nenhum momento que está travando a passagem de uma ambulância ou de um carro do Corpo de Bombeiros em um eventual situação de emergência”, alerta. 
 
Ele afirma que a fiscalização do departamento de trânsito do município é rara, daí a iniciativa do condomínio. “Atravessando a rua, passando a área onde fica o ponto de ônibus, há uma faixa extensa para os carros estacionarem. Não dá cem metros daqui”, aponta. Mesmo assim ele confirma que há quem reclame de que faltam vagas para visitantes. “São 14 vagas no total, em um local em que residem 250 famílias. As poucas reclamações se concentram no fim de semana. Até propus um projeto para criar 45 vagas, só que seriam cobradas, aí somente 12 ficaram interessados. Falta, na verdade, bom senso”, informa.
 
Área de visibilidade
 
Sobre as vagas para estacionamento de carros nas ruas e para visitantes em condomínios e o aumento do tráfego na Rua Adir Pedroso, que é pista simples, a prefeitura de São José dos Pinhais explicou que há espaço nos dois lados para o estacionamento. Em dois trechos, entretanto, um em frente à escola municipal e outro no ponto de ônibus (localizado na frente dos dois condomínios residenciais) a delimitação se fez necessária para que os veículos não estacionem na área de embarque e desembarque e porque foi constatado que havia necessidade de área de visibilidade para quem sai dos condomínios. 
 
Com relação à falta de vagas para visitantes, a prefeitura informa que passou a exigir a previsão delas em projetos de condomínios com projetos a partir de 2012 justamente por verificar o problema que a falta destas vagas trazia aos condôminos. Sobre o trânsito na rua, a prefeitura revela que a Secretaria de Transportes e Trânsito está realizando estudos para melhorar a fluidez.

Fonte: http://www.parana-online.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...