O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Final de ano

Programe-se com uma agenda de atividades para o condomínio

Publicado em: segunda-feira, 9 de setembro de 2013

 Síndicos devem aproveitar 4 meses finais do ano para planejar agenda do condomínio

A partir de setembro é importante reunir documentos para entrega de declarações obrigatórias e preparar a realização da assembleia que irá aprovar o orçamento do prédio para 201 4
 
Nos últimos quatro meses do ano, a agenda já extensa dos síndicos de condomínios ganha reforço extra. São atividades que precisam ser iniciadas desde já e demandam planejamento, organização e atenção redobrada, tal qual em uma empresa, para o cumprimento dos prazos estabelecidos e a fim de que os condomínios estejam quites com todas as exigências da lei. 
 
Além  da aplicação do dissídio dos funcionários, pagamento do décimo-terceiro e encargos e do planejamento para emissão da cota condominial de janeiro com a devida antecedência para que os condôminos possam programar seu pagamento antes da viagem de férias, evitando a inadimplência e o conseqüente comprometimento do caixa do condomínio, a agenda de final de ano dos edifícios inclui muitas outras atribuições, com vistas ao cumprimento de prazos que expiram nos três primeiros meses do ano seguinte.
 
É necessário, por exemplo, reunir todos os documentos e guias para a entrega da Dirf (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) dos funcionários e de todos os fornecedores que prestaram serviços ao condomínio ao longo do ano.
 
O prazo para a entrega vence em março, assim como o do informe de rendimentos dos empregados e prestadores de serviço, mas a documentação costuma ser extensa e precisa estar em ordem o quanto antes, para a elaboração da declaração e cumprimento do prazo legal.
 
Do mesmo modo, é preciso ter todos os documentos em mãos para o preenchimento e entrega, até março, da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), que realiza o controle dos registros do FGTS de funcionários e da arrecadação e concessão de benefícios previdenciários, além da identificação dos trabalhadores com direito ao PIS. 
 
Além disso, os síndicos precisam preparar a assembléia que geralmente acontece no início de ano que irá aprovar o orçamento do próximo exercício.
 
Parece algo banal, mas definitivamente não o é, uma vez que uma previsão orçamentária adequada é fundamental para garantir o cumprimento do plano de trabalho do condomínio e a cobertura de todos os custos operacionais com trabalhadores e prestadores de serviços.
 
“Uma das recomendações que usualmente fazemos é para que o síndico submeta à aprovação da assembleia o provisionamento das despesas extras de final de ano ao longo de 12 meses. Desta forma, evita-se que o valor da cota condominial paga mensalmente pelos moradores possa sofrer aumentos de até 15% nos últimos meses do ano em razão de obrigações sazonais”, diz Angelica Arbex, gerente de Relacionamento com o Cliente da Lello Condomínios.
 
Segundo Angelica, outra dica importante é que o síndico esteja atento ao período de grande vacância de moradores, em que mais da metade dos apartamentos ficará desocupada por um longo período, e reforce junto a zelador, funcionários e aos próprios condôminos as orientações de segurança preventiva que auxiliem a proteger o condomínio contra a atuação de criminosos.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...