Gastos na habitação

Aumento de condomínio e de aluguel influenciam na alta do setor

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aluguel residencial e condomínio influenciam alta nos gastos com habitação em abril

As despesas com habitação subiram 0,75% em abril, taxa maior do que a variação de 0,44% apurada em março e, de acordo com dados do IPCA - 15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), as principais influências para a aceleração vieram dos aluguéis e do condomínio.

Segundo o índice, divulgado nesta terça-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os preços dos aluguéis subiram 0,82% em abril deste ano, ante 0,45% registrado no mês anterior. Os gastos com condomínio, por sua vez, mostraram alta de 1,01% no período.

Cidades

Em abril, Goiânia, Porto Alegre e Curitiba foram as capitais que tiveram as maiores taxas de elevação dos preços de aluguel, de 1,55%, 1,04% e 1,03%, respectivamente. Por outro lado, as menores taxas foram vistas em Fortaleza e Belo Horizonte, de 0,22% e 0,27%, na mesma ordem.

Já a maior elevação do condomínio foi vista em Recife, de 3,08%, seguida por Curitiba (2,07%) e Porto Alegre (1,66%).

Outros impactos

A taxa de água e esgoto e mão de obra para pequenos reparos também mostraram variações altas. No primeiro caso, o índice ficou em 1,60% em abril deste ano, com alta de 13,22% em Curitiba.

No caso de mão de obra para pequenos reparos, o avanço foi de 1,31%, com alta de 1,30% em Goiânia, Curitiba, Fortaleza, Belo Horizonte e no Distrito Federal.

Fonte: www.infomoney.com.br