O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Convivência

Horta comunitária

Crianças se divertem cuidando de área de 500 m² em condomínio em SC

Publicado em: quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Crianças cultivam horta comunitária de 500 m² em condomínio de SC

Apesar de viverem em um condomínio com duas pistas de boliche, cinemas e rampas de skate, algumas crianças preferem gastar o tempo no meio da terra.
 
Toda quinta-feira, a partir das 9h30, cerca de 30 meninos e meninas que moram na cidade de Itajaí (SC) descem de seus apartamentos para cuidar de uma horta comunitária com mais de 20 vegetais, dez temperos e 12 frutas.
 
A plantação fica em um espaço de aproximadamente 500 metros quadrados, dentro do conjunto habitacional Brava Home Resort, e tem a supervisão de um jardineiro.
 
 
Cada criança -de no mínimo dois anos de idade– coloca seu nome nas hortaliças que plantou. Depois, elas retiram os alimentos da terra e têm duas opções: ou temperam ali mesmo, na cozinha próxima à horta, e comem na hora, ou levam os alimentos para casa.
 
Isso não quer dizer que só elas cuidem ou usem o espaço. Normalmente, os pequenos contam com a ajuda dos pais ou avós, mas os alimentos podem ser colhidos e cultivados por todos os moradores.
 
Entre os produtos estão alface, nabo, beterraba e brócolis. Entre os temperos, salsinha, manjericão e alecrim. Já as árvores foram plantadas adultas, mas as crianças podem colher do pé frutas como limão, jabuticaba e pitanga (veja dicas para plantar em casa).
 

HORTAS PÚBLICAS

As hortas comunitárias não existem apenas em espaços privados, apesar de alguns agrônomos afirmarem que o solo pode estar contaminado em alguns locais públicos.
 
Em São Paulo, o movimento Muda-SP (Movimento Urbano de Agroecologia) mapeou algumas das plantações coletivas que existem pela cidade.
 
O grupo "Hortelões Urbanos" também disponibiliza uma lista colaborativa no Facebook sobre onde encontrar hortas do tipo pelo país. 

Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...