O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Imóvel com problemas

Saiba o que desvaloriza seu patrimônio e evite esse tipo de situação

Publicado em: quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Obras, vizinhos e transporte: veja o que faz um imóvel perder valor

Metro quadrado pode desvalorizara em até 15% dependendo dos problemas que enfrenta
 
 Antes de comprar um imóvel, é preciso conhecer a vizinhança para não ser surpreendido com trânsito, barulho, obstrução da garagem por causa de feiras, entre outros problemas. Além disso, estes infortúnios podem atrapalhar na hora de revender a propriedade e até reduzir o valor da mesma.
 
Para o diretor de negócios imobiliários da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), Marco Dal Maso, todo mundo quer morar perto de supermercado, farmácia e transporte público. “Para os imóveis residenciais, o ideal é de que os serviços estejam a dois quarteirões de distância, se não já fica mais difícil de vender”, afirma.
 
Dentre os principais fatores que ajudam na queda do preço de um imóvel, Maso lembra de grandes construções que são realizadas e acabam afetando uma região inteira. Caso da do Elevado Presidente Costa e Silva, em São Paulo, mais conhecido como Minhocão, que tinha a intenção de desafogar o trânsito do Centro para a zona Oeste, mas no final acabou desvalorizando os prédios em volta e deteriorou as ruas próximas.
 
“O Campo Belo, por exemplo, é um bairro já consolidado e arborizado, bom de morar. Mas com a construção do Monotrilho, a paisagem vai ser afetada e os moradores terão que conviver com mais barulho. Isso, com certeza, irá desvalorizar a região”, explica o diretor.
 
Outro exemplo é a polêmica gerada entre 2010 e 2011, quando moradores do bairro Higienópolis, um dos mais nobres da cidade de São Paulo, protestaram contra o projeto de construção de uma estação de Metrô na região, alegando que o transporte iria trazer uma maior movimentação nas ruas do bairro, principalmente em dias de jogos de futebol (próximo ao local está o Estádio do Pacaembu).
 
O presidente do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo), José Augusto Viana Neto, afirma que a tendência é de que o metro quadrado perca até 15% do seu valor por causa de fatores da vizinhança. No entanto, o que é prejudicado mesmo é a velocidade de liquidez do imóvel.
 
“Nesses casos, quando a pessoa tem urgência de vender a propriedade, são oferecidos descontos para atrair compradores, por isso é preciso pesquisar e conhecer a região.”
 
A dica para aqueles que querem comprar um imóvel é conversar com moradores e comerciantes próximos, ir ao local de noite, de dia e quando chove, para garantir que não tem enchentes, e ir na prefeitura para verificar se não existe a possibilidade de novos projetos para a área. No caso de apartamentos, vale conversar com o síndico e procurar saber se o condomínio investe em um programa de valorização patrimonial.

Fonte: http://www.infomoney.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...