O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Obrigações

Imposto Predial

Em Curitiba, quem faz reforma em áreas do centro tem desconto

Publicado em: terça-feira, 19 de junho de 2012

Imóveis abandonados pagarão mais IPTU

A medida visa acelerar processo de ocupação em imóveis subutilizados
 
A Prefeitura de Curitiba vai aplicar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) progressivo em seis imóveis abandonados da região do Paço Municipal. A medida prevista no Estatuto da Cidade e em lei municipal visa acelerar o processo de ocupação em imóveis subutilizados ou em estado de abandono na região delimitada pela lei municipal nº 76, de 16 de dezembro de 2009.
 
A lei municipal que prevê o aumento progressivo do IPTU foi aprovada junto com um pacote de incentivos fiscais para comerciantes e moradores que restaurarem imóveis na região do Paço Municipal, no Centro. 
 
Os imóveis que devem receber notificação do IPTU progressivo foram avaliados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Caso não sejam tomadas providências em relação ao estado de abandono dos imóveis, o IPTU subirá progressivamente no prazo de cinco anos até 15%. Se nada for feito, a Prefeitura poderá até mesmo adquirir o terreno para quitar a dívida.
 

Descontos

 
Por outro lado, os proprietários de imóveis na mesma região, que fizerem melhorias poderão ter redução de IPTU, com descontos de 50% a 100%. A Prefeitura também oferece isenção do Imposto Sobre Serviço (ISS), do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis por Atos Intervivos (ITBI), das Taxas de Licença para Execução de Obras e de Vistoria de Conclusão de Obras.
 
Os incentivos buscam trazer novas atividades e moradores a áreas, principalmente, das ruas Riachuelo e São Francisco, Praça 19 de Dezembro e o Passeio Público. O projeto também inclui o quarteirão ao lado da Praça Tiradentes, formado pela praça e pelas ruas José Bonifácio, Nestor de Castro e Rua do Rosário.
 
Poderá ser concedida redução de IPTU aos proprietários de novas edificações, ou aos que realizarem restauro ou reformas, e promovam a ocupação de acordo com o uso definido no projeto aprovado.
 

Investimentos

 
A região central da cidade, em especial o setor histórico, recebe investimentos constantes da Prefeitura. Espaços importantes como o Paço Municipal, praça Tiradentes, Rua Riachuelo e a Capela Santa Maria foram obras de restauro que deram novo uso e ocupação de qualidade ao do Centro da cidade.
 
Agora, um novo pacote de obras seguirá com revitalização das Ruas Carlos de Carvalho, São Francisco, Augusto Stresser somadas a outras ações de segurança com Câmeras de monitoramento, patrulhamento intensivo da Guarda Municipal.
 

Fonte: http://www.bemparana.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...