O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Legislação

Haddad veta obrigatoriedade de telhado verde em prédios novos

Publicado em: quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Haddad veta obrigatoriedade de novos prédios terem telhado verde

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), vetou um artigo de uma lei municipal aprovada pela Câmara em setembro que criava a obrigação de novos prédios da capital paulista com três ou mais andares preverem a construção de um “telhado verde”.

São espécies de jardins criados na cobertura de edifícios que trazem várias vantagens ambientais, como a absorção da água da chuva, a redução do aquecimento do concreto e da formação de ilhas de calor que favorecem o aumento de temperatura na cidade.

Em ofício publicado no Diário Oficial desta terça-feira (6) endereçado à Câmara, Haddad afirma que a obrigatoriedade acabaria por “inviabilizar a construção das Habitações de Interesse Social – HIS dentro dos valores para elas previstos, inclusive no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida”.

Segundo a assessoria de Haddad, "a Prefeitura tem intenção de estimular a prática por meio de outras regulamentações (Código de Obras, Lei de Zoneamento, por exemplo), que tramitam na Câmara".

A Lei nº 16.277, da vereadora Sandra Tadeu (DEM), foi promulgada com artigos que definem o que é telhado verde, com detalhes técnicos de como ele deve ser construído e diz que a Prefeitura de São Paulo deverá “envidar todos os esforços para que seja possível a realização de cursos e palestras para a divulgação das técnicas imprescindíveis à elaboração do projeto contemplando o “telhado verde”.

Minhocão

Em março, o prefeito Haddad alterou o decreto que regulamenta o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) para permitir que empresas e pessoas que intervenham na vegetação de terrenos para construir edificações possam compensar a perda da área verde com a construção de telhados verdes.

Uma das consequências foi a implantação de jardins verticais em prédios do Minhocão, uma das áreas mais áridas da capital paulista. O próprio prédio onde fica o gabinete do prefeito Haddad, o edifício Matarazzo, no Viaduto do Chá, tem um telhado verde.

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...