O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
José Elias de Godoy

Mês do zelador

Funcionário é peça fundamental para a segurança do condomínio

* por José Elias de Godoy

Embora oficialmente quem represente o condomínio seja o, existe uma outra figura, um outro cargo nos prédios, de muita importância para o bom relacionamento entre o síndico e os próprios condôminos.
 
 É o zelador ou gerente predial, que vem a ser o elemento principal dessa ligação. Pela vivência, pelo contato direto com toda a complexidade de problemas naturais de um condomínio, o zelador é a figura de equilíbrio do edifício.
 
Neste mês  é comemorado o "dia do zelador".
 
O zelador é o funcionário que atua como um gerente, que soluciona os problemas do dia a dia e orienta os funcionários do condomínio, efetuando a supervisão das ações da portaria, da vigilância e zelando pelo bem-estar material do condomínio.
 
 É ele que tem contato direto com a administração do edifício, quer seja o proprietário, o síndico ou seus representantes legais, auxiliando nos recebimentos e pagamentos a serem efetuados pelos mesmos além de acatar e cumprir as determinações destes.
 
Entretanto, como o zelador só deve recorrer ao síndico em último caso, ele precisa ter iniciativa e bom senso para tomar providências, sendo um verdadeiro técnico em zeladoria. 
 
O trabalho do zelador não aparece diretamente, mas sim indiretamente, positivamente quando nenhum problema surge, negativamente quando algo vai mal no prédio. É uma função altamente exigida, requer calma e dinamismo. Muitas vezes não é compreendida.
 
Cabe ao zelador, controlar, acompanhar e cuidar da segurança e bem-estar do condomínio, determinando que sejam rigorosamente seguidas as normas e procedimentos de portaria.
 
Transmitir as ordens emanadas dos seus superiores hierárquicos e fiscalizar seu cumprimento além de velar pela proteção do edifício, de seus ocupantes e demais pessoas que frequentam o mesmo.
 
Zelar pelo perfeito funcionamento dos sistemas elétricos, hidráulicos e de elevadores do edifício.
 
Estar obrigatoriamente treinado para o caso de incêndio, através do curso de formação profissional bem como estar preparado para as manutenções preventivas e corretivas.
 
Dar cumprimentos as ordens estabelecidas no regulamento e procedimentos internos, fazendo com que os ocupantes do edifício as obedeçam.
Ser dedicado ao edifício como se fosse propriedade sua.
 
O zelador responsabiliza-se pelas ocorrências no prédio, perante o síndico e a administradora. Seu trabalho compreende, muitas vezes, quando reside no prédio, 24 horas ininterruptas de disponibilidade, embora fique ostensivamente em seu posto as 8 horas de lei e mais as horas extras, conforme as necessidades específicas do trabalho.
 
 Por tudo isso e muito mais é que queremos parabenizar o zelador, desejando-lhe sucesso e toda sorte na profissão abraçada, lembrando que sempre deve trabalhar buscando-se a prevenção! 
 
 
JOSÉ ELIAS DE GODOY
Consultor de Segurança em Condomínios pela SUAT e autor dos livros  "MANUAL DE SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS" e “TÉCNICAS DE SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS” elias@suat.com.br.
 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...