O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
José Elias de Godoy

Monitoramento do condomínio

Entrada da garagem e para pedestres merecem atenção especial

Por José Elias de Godoy*

 

No final do último mês, mais precisamente no dia 30 do mês de abril, a imprensa noticiou um fato envolvendo ocorrência em um condomínio, nos Jardins,  zona central da capital. O assalto se deu em condomínio de classe alta e o que mais chamou atenção foi a maneira com que acessaram o condomínio, sendo veiculado da seguinte maneira:
 
Criminosos fazem arrastão em prédio dos Jardins, em SP
 
Grupo entrou pela garagem e assaltou cinco apartamentos. Cerca de dez criminosos fizeram um arrastão em um prédio na Alameda Lorena, na região dos Jardins, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (30). O grupo usou um controle remoto clonado para entrar na garagem. (...) A polícia procura por imagens de câmeras de segurança da região, já que o prédio assaltado não possui sistema de câmeras de monitoramento.
 
(Fonte: www.g1.com.br)
 
Os condomínios têm sido alvo dessas incursões criminosas pois deixam de seguir alguns detalhes fundamentais para sua proteção, uma vez que se deve aliar o binômio “homem – equipamento” em prol da comunidade, sendo que com esta união racional possamos criar sistemas de segurança adequados a cada situação ou problema.
 
Um dos problemas, que ocasionou a invasão citada acima, foi justamente a falha no sistema de controle de acesso, que culminou  com o assalto ao prédio. Mais uma vez ficou comprovada que a entrada de veículos é um local de alta vulnerabilidade nos condomínios. Por isso deve-se atentar para os corretos procedimentos de entrada nas garagens e adquirir-se  controles remotos do modelo anti-clonagem e com sistema de identificação de moradores e veículos, pela portaria, além de possuir acionamento de pânico em sua botoeira a fim de informar o porteiro qualquer situação emergencial.  
 
Outro sistema importante para os condomínios é o CFTV (circuito fechado de TV). Ele permite que se tenha a visão e monitoramento de locais isolados ou que estejam fora de alcance de porteiros ou moradores, facilitando o controle dos pontos sensíveis e vulneráveis das edificações. Com a instalação de tais equipamentos eletrônicos de segurança, pretende-se dificultar e até inibir a intrusão de qualquer indivíduo pelas áreas frontais do condomínio. Diante disto, faz-se necessário que tais equipamentos estejam sempre ligados, possuam gravação constante e estejam em perfeito funcionamento a fim de não sermos surpreendidos por ações delituosas deste estilo.                            
                                                                                             
 O síndico ou administrador que for instalar qualquer tipo de equipamento eletrônico de segurança, deverá se ater para que a manutenção dos equipamentos não tenham falha, quer seja preventiva ou mesmo corretiva, tudo para que funcionem corretamente e de forma que não causem nenhuma surpresa no momento de necessidade e urgência. 
 
Estas medidas valem para que possamos prevenir delitos contra os condomínios, de maneira legalizada e segura.

 

(*)JOSÉ ELIAS DE GODOY

Especialista de Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”. Maiores informações pelo telefone: 2062-6798 ou elias@suat.com.brNo final do último mês, mais precisamente no dia 30 do mês de abril, a imprensa noticiou um fato envolvendo ocorrência em um condomínio, nos Jardins,  zona central da capital. O assalto se deu em condomínio de classe alta e o que mais chamou atenção foi a maneira com que acessaram o condomínio, sendo veiculado da seguinte maneira:
 
 
 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...