Coluna: De Olho no Mercado

Monitoramento on-line de caixas d´água

Como a IOT (internet of things) ajuda automatizar monitoramento dos reservatórios e acionamento de bombas

27/08/18 02:47 - Atualizado há 5 anos

Gerir o condomínio de maneira remota é algo cada vez mais concreto.

A internet das coisas (IoT ou internet of things), a forma como tudo hoje pode ser conectado, monitorado, ligado ou desligado remotamente está mudando, também, a forma como se administra condomínios.

Não é à toa que, atualmente, há diversas opções para automatizar processos condominiais – e otimizar, também, o tempo daqueles que trabalham no local.

Foi pensando nisso que a empresa de automação Only One criou um painel para monitorar as caixas d’água e as bombas d’água do condomínio.

“É válido para o condomínio pois é uma tarefa a menos para o zelador ou para o funcionário de manutenção fazer. Com o nosso sistema, essas informações ficam muito simples de ler, basta olhar o painel ou olhar o aplicativo no smartphone”, aponta Luiz Carlos,  diretor da empresa.

Automação de caixa d'agua

Como funciona a automação do monitoramento das caixas d´água

Atualmente, monitorar as caixas d’água do condomínio depende de uma série de fatores:

• saber se a água da rua está entrando,
  • nível da caixa de baixo,
  • nível da caixa de cima.

Para agilizar esse processo de monitoramento, a Only One criou um sistema de boias ligadas que se comunicam com o painel evitando a locomoção de um funcionário até as caixas e o acionamento manual diário das mesmas.

O sistema é desenhado para informar da melhor forma possível, pensando na durabilidade dos equipamentos e também na economia de energia, tudo conectado via wifi”, explica ele.

Por exemplo: quando a caixa d’água de cima do condomínio começa a chegar no nível que deve ser cheia, a bomba começa a trabalhar automaticamente, e envia a água da caixa de baixo até chegar ao volume desejado.

O sistema também avisa quando não houver entrada de água e nível crítico na cisterna, qual das bombas está em funcionamento, falhas no motor, se houver extravasão dispara o alarme e interrompe o funcionamento do sistema”, adiciona ele.

Quando as caixas chegam ao nível de água desejado, o sistema para de bombear.

Em caso de falta de água, se a caixa de baixo chegar a um ponto crítico, como 15% apenas de sua capacidade, o motor também para de funcionar, e notifica no painel e aplicativo, já que sem água a bomba queima”, argumenta Luiz Carlos.

Vale dizer também que como os condomínios geralmente contam com duas bombas para executar esse trabalho, o sistema pode ser configurado na forma de revezamento automático, de forma a usar uma bomba de cada vez, garantindo o mesmo uso do equipamento, evitando sobrecarga em um dos motores.

Automação de caixa d'agua

Economia de energia

Importante lembrar que o sistema utilizando o inversor de frequência, se obtém alguns benefícios; redução do pico de corrente na partida do motor; partida do motor suavemente gerando menor estresse mecânico e economia de energia elétrica.

“Fizemos um cálculo com a economia de energia gerada pelo sistema e o esperado é que em três anos o condomínio receba de volta o que investiu no painel”, analisa.

Iluminação das áreas comuns

Outro ponto possível de automação nas áreas comuns do condomínio é a iluminação das áreas comuns do condomínio.

É possível apagar e acender as luzes remotamente. E não é necessário nem quebrar paredes e nem passar a fiação. Apenas conectar a central ao wifi do local”, explica Luiz Carlos.

Isso é interessante para o condomínio pois também libera os funcionários dessa função, assim como evita o esquecimento de lâmpadas acesas em horários desnecessários.

“Para manter a segurança dos nossos clientes, nosso servidor é da Amazon, muito robusto, para evitar qualquer tipo de problema”, garante ele.

Qualquer anomalia no sistema gera alarme no painel e envia notificações para smartphone.

Saiba mais

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.