Obrigações

Nova Lei de Resíduos

RJ: Condomínios de Niterói têm até segunda (6) para se adequar

Por SíndicoNet

quarta-feira, 1 de outubro de 2025


A contagem regressiva para a adequação dos condomínios de Niterói à nova Lei de Acondicionamento de Resíduos está chegando ao fim. A partir da próxima segunda-feira, 6 de outubro de 2025, entra em vigor a norma que exige mudanças significativas na forma como os prédios multifamiliares descartam o lixo. O objetivo é aprimorar a limpeza urbana e a organização da coleta na cidade, beneficiando a todos os moradores.

O que muda para os condomínios?

De acordo com a Lei 3.987/2025, que altera o Código de Limpeza Urbana do Município, os resíduos deverão ser acondicionados obrigatoriamente em recipientes plásticos com tampa e duas rodas, com capacidade de 120 ou 240 litros. Além disso, o descarte dentro desses contêineres deve ser feito em sacos plásticos pretos de 100 litros, seguindo as normas da ABNT (NBR 10004:2004 Classe II A e II B e NBR 9191:2002), para evitar o contato direto do lixo com o recipiente

Os condomínios tiveram um prazo de seis meses, desde a publicação da lei, para se adaptarem às novas exigências. A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) tem realizado ações de conscientização, orientando síndicos e moradores sobre a importância e os detalhes da nova legislação.

Benefícios da nova medida

A iniciativa visa combater diversos problemas causados pelo descarte inadequado de lixo, como a vulnerabilidade dos resíduos à ação de animais, vento e chuva, além da poluição visual e do mau cheiro. A adoção dos contêineres e o descarte correto contribuem para:

Consequências do descumprimento

O não cumprimento da nova legislação poderá acarretar multas aos condomínios infratores. Portanto, é crucial que síndicos e administradores garantam que seus edifícios estejam em conformidade com as novas regras antes do prazo final.

Como fazer a gestão de resíduos em condomínios *

A gestão de resíduos nos condomínios é um tema fundamental para promover a sustentabilidade e o bem-estar de todos os moradores. Uma administração eficaz dos resíduos não só ajuda a diminuir o impacto ambiental como também pode trazer economia e valorização para o empreendimento.

Coleta Seletiva

Compostagem

Tecnologia na gestão de resíduos

Política de incentivos

Assembleia e participação

Portanto, o caminho mais recomendado para uma gestão eficaz dos resíduos em condomínios é um esforço conjunto entre educação, infraestrutura, tecnologia e envolvimento ativo dos moradores.

Acesse nosso guia completo sobre coleta seletiva em condomínios e considere contar com serviços especializados para implementar essas práticas.

* Conteúdo gerado pela Inteligência Artificial do SíndicoNet. Teste aqui!

Conteúdo SíndicoNet (produzido com auxílio de IA)