Operação Shalom
SP: 15 suspeitos de roubar condomínios de luxo são presos
Polícia prende suspeitos de gangue que rouba condomínios de luxo em SP
A Polícia Civil de São Paulo realiza, na manhã de ontem (12), uma operação contra suspeitos de roubar condomínios de luxo. Até o momento, 15 pessoas foram presas na capital paulista e em cidades da região metropolitana.
O que aconteceu
- Quadrilha é especializada em roubos a condomínios de luxo. Quinze suspeitos de integrar o grupo criminoso foram localizados e presos, sendo dois considerados foragidos da Justiça. Agentes cumprem 51 mandados de busca e apreensão e 17 de prisão na capital paulista e nas cidades de Diadema, Cotia, Jundiaí, Guarulhos e Osasco, na região metropolitana. A Secretaria da Segurança Pública afirma que 308 policias civis participam da ação.
- Criminosos miravam, sobretudo, condomínios na região de Higienópolis e Santa Cecília, na capital paulista. A Operação foi batizada de Shalom, palavra usada como saudação e despedida por judeus, que eram os principais alvos da quadrilha.
- Investigação começou em maio. Na ocasião, os suspeitos invadiram um condomínio de luxo na Santa Cecília, bairro na região central de São Paulo.
- Criminosos clonaram placas de carro e se passaram por funcionários de empresa. As autoridades definiram o modus operandi dos suspeitos como "sofisticado". Para entrarem no prédio, eles usaram uniformes de uma empresa de telefonia e cortaram os cabos de internet, desativando o sistema de monitoramento do local. A quadrilha também usava placas de carro clonadas, com as mesmas informações das usadas pelos moradores.
- Vítimas foram rendidas. Criminosos roubaram dinheiro e objetos de valor, como joias e relógios.
Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/08/12/policia-civil-faz-operacao-contra-suspeitos-de-roubar-condominios-em-sp.htm