O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Opinião do leitor

Síndico deve apoiar trabalhos e formação de comissões no condomínio

Publicado em: terça-feira, 29 de abril de 2014
por Albelio Nunes da Fonseca Dias
 
Criar comissões é importante para uma boa gestão do condomínio, pois possibilita o envolvimento dos condôminos com as questões de interesse comum. O síndico tem um papel importante na promoção da integração das pessoas, e esse é um meio que possibilita esse processo.  As comissões, além de possibilitarem uma maior integração entre os condôminos na medida em que passam a ter uma convivência mais frequente, trazem benefícios em nível de comportamento colaborativo, em prol da ordem e harmonia do grupo.
 
Os trabalhos desenvolvidos pelas comissões podem contribuir para o desenvolvimento de novos procedimentos que reflitam melhor a realidade do condomínioe poderão complementar ou aperfeiçoar muitos dos quais estão em vigor. É importante frisar que o Regimento Interno é uma importante ferramenta de gestão, visto que nele contém informações que subsidiam o síndico nas tomadas de decisão, como também na elaboração dos gastos do condomínio ou previsão orçamentária.
 
Mas o grande desafio consiste em atrair os condôminos a comporem determinadas comissões. Colocar convite em quadro(s) de aviso(s) e elevador(es) nem sempre traz(em) os resultados pretendidos em termos de participantes. Portanto, é bem-vindo o convite pessoal do síndico aos condôminos para que integrem determinadas comissões. 
 
É bom lembrar que num condomínio sempre há pessoas que trabalham ou são formadas em diferentes áreas do conhecimento, que podem ser convidadas a compor determinadas comissões. Por exemplo, advogados podem integrar uma comissão que irá tratar da segurança, decoradores poderão compor uma comissão para sugerir melhorias nos espaço gourmet e salão de festa, engenheiros e arquitetos podem compor uma comissão de obra, dentre outras.
 
Vê-se então que o síndico desempenha um papel de articulador na formação das comissões, como também deverá ter uma estratégia muito bem definida para seu funcionamento, para que os resultados obtidos, reflitam de forma realista, o que pode ser feito, dentro de determinados cenários analisados. Esses resultados poderão compor o plano diretor com metas de curto, médio e longo prazos, bem como na elaboração da previsão orçamentária, ou ainda com novas normas ou procedimentos para o condomínio.
 
Portanto as comissões  são um instrumento valioso que o síndico poderá utilizar para desempenhar uma boa gestão, não somente no aspecto financeiro, como também nos aspectos humanos.
 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...