O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Papel do síndico

Deixe claro o que é regra do condomínio para não se indispor

Publicado em: quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Síndico fiscaliza o cumprimento das normas

Visto muitas vezes como o ‘carrasco’ do condomínio, a figura do síndico está atrelada às discussões geradas por regras polêmicas. Talvez porque muitos síndicos se sintam donos do edifício, a função de fiscal das boas maneiras acaba confundida e esquecida. Ao contrário do que muitos pensam, o bom síndico regula as regras dispostas na convenções de condomínio, proposta e votada por todos os integrantes daquela comunidade. Logo, ele não é o culpado por tudo de errado que ocorre.   
 
Por sorte, a dona de casa Ivone Lúcia Maia, de 51 anos, síndica há nove anos, não vivenciou a necessidade de se indispor com muitos condôminos. Quando questionada sobre a exigência de cumprir certas regras do condomínio, ela deixa claro que apenas está cumprindo uma norma construída por todos os moradores.
 
“Não se trata da decisão do síndico, mas do regimento interno formatado e aprovado pelos condôminos. Mas muitas pessoas pensam que a culpa é do síndico”, comentou Ivone. 
 
De acordo com ela, para garantir uma gestão sem muitas dores de cabeça, todos os síndicos deveriam aprender a separar os relacionamentos como gestor do edifício e morador. “É necessário distinguir a sua relação como síndica e como pessoa, para não se indispor à toa com todos. É preciso deixar bem claro, para as pessoas não lhe taxarem”, disse. “Sempre dou minha opinião e explico que estou, apenas, cumprindo as regras estabelecidas”, acrescentou Ivone.  
 
A síndica conta com a paciência e a calma a seu favor, mas acredita que se os demais condôminos fossem assim, seria bem mais fácil ser síndico. “As pessoas não facilitam. Sempre reclamam por qualquer coisa, são ariscas. Além disso, muitos não respeitam regras básicas e simples deliberadas por eles mesmos”, queixou-se ela, que representa 72 unidades residenciais e acredita que só sabe o estresse que é ser síndico quem passa por isso.

 

 

 

Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-imoveis/637244?task=view

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...