Manutenção

SP: Prédio de 23 andares é evacuado após tremores

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Prédio com 133 apartamentos é evacuado às pressas no litoral de São Paulo

Um prédio residencial com 133 apartamentos foi evacuado às pressas na tarde desta terça-feira (13) em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Não há vítimas, de acordo com as autoridades.

O que aconteceu

• Três colunas do prédio estariam recebendo uma carga maior do que de fato aguentam, afirmou o Corpo de Bombeiros. Houve um "cisalhamento de três pilares", segundo a corporação — ou seja, uma ruptura por esforços.
  • Não há risco iminente de desabamento, conforme avaliação da Defesa Civil de Praia Grande. A informação foi passada pelo Corpo de Bombeiros.
  • Não há previsão para o retorno dos moradores a seus imóveis. Por volta das 18h20, a Defesa Civil liberou as famílias para retirarem documentos pessoais e animais domésticos que ficaram dentro dos apartamentos.
  • O prédio ficará interditado até a construtora apresentar "uma série de documentações técnicas", afirmou a Prefeitura de Praia Grande. A construtora JR foi notificada pela administração municipal — o UOL tenta contato com a empresa.
  • Não se sabe quais foram os motivos da sobrecarga. O Corpo de Bombeiros disse que as circunstâncias serão avaliadas em laudo estrutural de emergência.
  • Segundo a Defesa Civil do Estado, reparos emergenciais foram feitos após a evacuação para escorar as colunas danificadas. O objetivo, diz o órgão, é estabilizar a estrutura. "Nos próximos dias haverá novas vistorias para verificação de uma obra definitiva", informou.
  • Foram registradas também rachaduras em paredes próximas às janelas. A caixa d'água foi esvaziada, e os carros retirados para aliviar o peso no edifício.
  • O prédio, localizado na Avenida Jorge Hagge, no bairro Aviação, tem 23 pavimentos — sendo 19 andares residenciais, subsolo com garagem e o térreo. Dos 133 apartamentos, 80 são de moradores fixos e cerca de 50 são de veraneio, segundo a prefeitura.

O que é cisalhamento?

• O cisalhamento é a relação de tensão-deformação de um corpo. A deformação é a mudança no tamanho e na forma de um corpo quando uma força é aplicada nele.
  • Portanto, deformações por cisalhamento provocam mudança no formato do corpo. Em uma viga, o concreto está sujeito à tensão de cisalhamento, ou tensão tangencial, que é justamente o tipo de tensão gerada por forças aplicadas em sentidos iguais ou opostos, em direções semelhantes, mas com intensidades diferentes.
  • Tensões de cisalhamento ocorrem em ambos os planos, horizontal e vertical. Um exemplo mais prático de aplicação dela é a tesoura: o objeto é constituído por duas lâminas articuladas que cortam materiais através da ação da tensão de cisalhamento.
  • A distribuição dessas tensões pode ser calculada com fórmulas matemáticas. No caso da fórmula do cisalhamento, ela é usada para encontrar a tensão de cisalhamento. Assim, pode-se descobrir a tensão de cisalhamento máxima em vigas, por exemplo.
  • No entanto, deformações e rupturas são o resultado de uma combinação de efeitos. Ou seja, a tensão máxima de cisalhamento não define a ruptura, mas sim uma combinação de tensões.

Tremores antes da evacuação

• Moradores relataram que sentiram dois tremores e um barulho alto antes da evacuação. Após o segundo tremor, o síndico pediu para que todos deixassem os apartamentos, segundo Pedro Henrique Oliveira, 40, que mora no 18º andar.
  • Pedro, que vive no local há quase três anos, só pegou a pasta de documentos da família, o celular e saiu às pressas. Em seguida, foi até o carro, para retirá-lo da garagem do prédio.

"O segundo tremor ocorreu 10 minutos depois. Todo mundo se assustou e aí o síndico pediu para as pessoas evacuarem o prédio. No edifício do lado, alguns moradores disseram que sentiram algo também, mas ninguém sabia de onde vinha." - Pedro Henrique Oliveira

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/02/13/predio-evacuado-praia-grande-sp.htm