O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Preservação histórica

Prédio do Banespa, no centro de SP, é tombado patrimônio estadual

Publicado em: terça-feira, 19 de junho de 2012

 Prédio do Banespa, em SP, é tombado 14 anos após pedido

 
Após 14 anos do pedido feito pela diretoria do antigo Banco do Estado de São Paulo, o edifício Altino Arantes, ou "prédio do Banespa", foi tombado ontem pelo patrimônio histórico estadual.
 
Com 35 andares, era o mais alto da cidade em 1947, quando foi inaugurado no antigo centro financeiro como nova sede do banco que financiava os barões do café.
 
Sua arquitetura e porte, inspirados no edifício Empire State, de Nova York, representavam o orgulho da cidade pelo seu crescimento e modernização.
 
A resolução do Condephaat (órgão do patrimônio histórico) preserva integralmente fachada e terraço do edifício, além de cinco pisos.
 
Também foram tombados os móveis que contam a história da instituição financeira. Entre eles, uma mesa monumental usada nas reuniões feitas pela presidência no salão nobre.
 
O antigo cofre do banco, que fica no subsolo, também foi preservado.
 
Segundo o estudo de tombamento, os funcionários do banco chegaram a fazer um museu e a trabalhar na preservação do edifício, temendo reformas. A mais radical delas veio em 2000, quando o banco foi transferido ao governo federal, privatizado e vendido ao Santander.
 
O prédio já havia sido tombado pelo município em um tombamento coletivo na região do Vale do Anhangabaú, no centro, mas com proteção apenas da fachada e das proporções do edifício.

Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...