Jurídico

Problema estrutural

Prefeitura de Manaus embarga obra de prédio inclinado

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

AM: prefeitura embarga prédio com estrutura inclinada na capital

Prédio construído para abrigar quitinetes multifamiliar apresenta inclinação e foi interditado em Manaus

O Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) de Manaus embargou um prédio irregular, sem licenciamento, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte da capital amazonense. Segundo o órgão da prefeitura, o imóvel de quatro andares, construído na rua Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues para abrigar quitinetes multifamiliar, apresenta uma leve inclinação, "provavelmente provocada por falta de aprume durante a obra".

No relatório da Gerência de Engenharia (GEN), o engenheiro Jocimar Milon afirma que o prédio está em situação de risco "por ter sido construído aproveitando uma obra de contenção de aterro para nivelamento do perímetro com o patamar da rua". De acordo com a Implurb, o proprietário usou a base de concreto que deu suporte ao aterro para erguer os pilares do prédio, e a inclinação ocorreu pela ausência de resistência do terreno.

Durante vistoria feita na semana passada, também foi constatado que os ambientes não atendem as dimensões mínimas dos ambientes de um prédio residencial multifamiliar. Segundo a orientação, a área útil deve ter um total de no mínimo 37 metros quadrados, com sala e quarto com nove metros quadrados cada um, cozinha com seis metros quadrados e banheiro com três metros quadrados.

Até a quarta-feira, o proprietário não havia comparecido ao órgão para apresentar projeto arquitetônico e estrutural, registrado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), justamente com responsável técnico (RT). O dono terá que providenciar, ainda, a correção do reforço estrutural. Até a regularização das pendências a obra ficará parada.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/