Obrigações contábeis

RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - Como declarar

Saiba o que é RAIS e aprenda como declarar

Por Mariana Ribeiro Desimone

11/12/10 09:37 - Atualizado há 3 meses


A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) já começou a ser transmitida – as informações estão sendo recebidas desde o dia 9 de março de 2020. 

Confira abaixo mais algumas informações sobre a RAIS:

O objetivo da RAIS é recolher dados sobre as atividades trabalhistas e controlá-las. Por isso, sua declaração é feita com base nos funcionários do condomínio.

A declaração deve ser feita pela internet por meio do programa gerador de arquivos da RAIS (GDRAIS2019), disponível no site www.rais.gov.br. Atualmente não há mais a possibilidade de envio das informações via órgãos regionais do Ministério do Trabalho.

Nos casos em que os estabelecimentos ou entidades não tiveram vínculo empregatício no ano-base poderão optar pela RAIS Negativa, on-line.

Quem deve declarar a RAIS?

Devem fazer a declaração:

Empresas dos grupos 1 e 2, definidos no eSocial, estão DESOBRIGADAS da entrega pois já enviaram as informações através do eSocial no decorrer do ano.

Empresas/Condomínios com mais de dez vínculos necessitam de certificado digital

devem fazer a declaração da RAIS Negativa.

Não se esqueça de imprimir o comprovante de entrega de envio da declaração. No site também é possível fazer declarações atrasadas e tirar possíveis dúvidas na cartilha completa elaborada pelo Ministério.

Fontes consultadas: Ivana Lopes Miranda e Rosely Schwartz.