Resgate no elevador

Falta de manutenção ou queda de energia podem causar parada

sexta-feira, 24 de março de 2023
Resgate de pessoas retidas no elevador, você sabe como proceder?

Falta de manutenção ou queda de energia podem ser os fatores responsáveis pelo não funcionamento de elevadores ou por sua parada enquanto passageiros estejam utilizando-o.

Apesar de o imprevisto acontecer repentinamente, é importante que usuários e funcionários do condomínio mantenham a calma para executar passos importantes para o resgate das pessoas retidas no equipamento.

A fabricante de elevadores Atlas Schindler sugere algumas dicas importantes caso isso aconteça:

• O resgate de pessoas retidas no elevador só poderá ser realizado com segurança pelo técnico de manutenção dos elevadores ou pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar ou órgão responsável que o substitua.

• Utilize o interfone ou o intercomunicador da cabina para solicitar à portaria que chame o técnico da empresa de manutenção dos elevadores.

• Se o elevador não possuir esse dispositivo, utilize o botão de alarme para emitir um sinal sonoro.

• Caso haja dificuldade em se comunicar com a portaria, há uma placa com os telefones da empresa de manutenção afixada no interior da cabina.

• Não aceite ajuda de pessoas não autorizadas para sair da cabina; isso poderá colocar sua vida em risco.

• Mantenha a calma e não tente sair da cabina sem a devida orientação

COMO O CONDOMÍNIO DEVE PROCEDER

Além da colaboração por parte dos passageiros, síndico e representante legal do condomínio também devem saber agir em casos de pessoas retidas no elevador. Veja como:

• Orientar os condôminos do edifício sobre o correto procedimento no caso de pessoas retidas no elevador. Afixar informativos em local visível; nele há mensagens sobre o assunto para os usuários dos equipamentos.

• Se algum usuário ficar retido no elevador, os profissionais do condomínio devem chamar imediatamente o técnico da empresa de manutenção dos elevadores, informando que há pessoas retidas no interior da cabina.

• Utilize o interfone ou o intercomunicador para solicitar ao usuário que mantenha a calma e aguarde pelo resgate seguro. Se o elevador não possuir esse dispositivo, fique atento ao sinal sonoro emitido pelo botão de alarme para realizar essa comunicação no local da paralisação.

• Sinalize devidamente que o elevador está fora de uso (placa Fora de Uso). Lembre-se! O resgate de pessoas retidas no elevador só poderá ser realizado pelo técnico de manutenção dos elevadores ou pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar ou órgão responsável que o substitua.