O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Obrigações

RJ e IPTU

Declaração de dados cadastrais será exigida. Entenda

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021
WhatsApp
LinkedIn

RJ: Contribuintes de IPTU terão que apresentar declaração anual de dados cadastrais de imóveis

Se a ferramenta for usada de forma abusiva, poderá ser questionada, afirma advogada tributarista

O município do Estado do Rio de Janeiro vai exigir que os contribuintes do IPTU façam, até o final de junho de cada ano, declaração anual de dados cadastrais de imóveis, com informações detalhadas sobre a edificação.

A medida visa, conforme decreto 48.378, de 1 de janeiro deste ano, facilitar e tornar menos burocrática para o contribuinte as eventuais alterações nos dados cadastrais que servem de base para a cobrança do IPTU.

Para a advogada tributarista Daniela Duque Estrada, do escritório Castro Barros Advogados, a declaração acaba sendo, na verdade, "uma poderosa ferramenta de fiscalização e cobrança para as autoridades fiscais, que poderão inclusive retificar de ofício informações cadastrais e rever os lançamentos fiscais de exercícios anteriores".

Para a advogada, "se o município usar de forma abusiva essa nova ferramenta para aumentar a sua arrecadação, a obrigação poderá ser questionada".

Fonte: https://migalhas.uol.com.br

Matérias recomendadas

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.