O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Segurança

Páscoa: É Hora de prestar atenção na segurança de casas e condomínios

Publicado em: quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

 Investir em tecnologia de ponta e treinamento de funcionários são medidas que ajudam a prevenir assaltos, mas todos  precisam ficar atentos

 
 A preocupação com a segurança em condomínios é notória e aflige os moradores, principalmente em São Paulo, pois são frequentes as notícias sobre assaltos. Por isso, muitos condomínios estão investindo em tecnologia de ponta, para conter os criminosos, que se atualizam constantemente para driblar a segurança de residenciais. O treinamento de funcionários também é importante.
 
Muitas vezes os condôminos não se preocupam em observar o movimento das áreas internas do condomínio pelo circuito de TV, comprometendo, assim, o investimento que foi feito em equipamentos de segurança. Além disso, é comum que as pessoas, ao chegar próximo do edifício, esqueçam de verificar se há  estranhos nas imediações e se tem o funcionário na portaria.
 
Segundo a Administradora e Imobliária ORG, a segurança preventiva dos condomínios está diretamente ligada à mudança de hábitos de síndicos, moradores e funcionários. É preciso aumentar a atenção na entrada e saída dos moradores, visitantes e fornecedores, na retirada do lixo, entrega de material e de correspondência.
 
"O porteiro precisa prestar muita atenção a atitudes suspeitas e observar sempre quem está acompanhando o morador",
 
afirma Kátia Vieira Horta, responsável pela Administração de Condomínios da ORG.
 
 
Quando os porteiros têm que se ausentar da Portaria, outros profissionais podem ocupar o seu lugar, como o faxineiro ou o zelador.
 
Devido à complexidade das tarefas e responsabilidades voltadas à vida condominial, os profissionais do setor buscam cada vez mais a capacitação.
 
" Hoje administrar um condomínio envolve aspectos trabalhistas, de segurança e até de sustentabilidade",
explica Kátia.
 
 
Por isso, conscientizar e informar os moradores e funcionários dos possíveis perigos é uma forma de ensino que pode ser transmitida por meio de palestras, comunicados internos e outras atividades.
 
 
A Administradora e Imobiliária ORG explica que outro erro muito comum é o morador entrar no condomínio juntamente com visitantes. As visitas precisam sempre se identificar e, após, serem anunciadas ao morador.
 
Outra medida fundamental que deve ser tomada é os condôminos informar ao porteiro cada vez que estiverem esperando alguém de um restaurante, farmácia ou qualquer outro tipo de fornecedor. É importante alertar a portaria para que receba as encomendas feitas e pedir que o avise, para que o morador vá atender o entregador na recepção.
 
Não é recomendável deixar as chaves do apartamento na portaria, o ideal é deixar as chaves com o vizinho.
 
Ao chegar de carro ao prédio, e perceber pessoas estranhas ao redor, é importante dar voltas com o carro até se certificar de que as mesmas não estão mais por ali, pois assim evita-se um possível assalto.
 
Todos devem ter consciência de suas funções, sejam funcionários, moradores ou visitantes. A Administradora e Imobiliária ORG enfatiza que a segurança dos condomínios depende de todos.

Fonte: http://www.imobiliariaorg.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...