O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Leonardo Diniz Mascarenhas


Nunca foi fácil ser síndico. Agora muito menos. As exigências aumentaram

Gestão de condomínio requer preparo, definição clara de papéis e capacidade de unir síndico, administradoras, conselho e moradores em busca de harmonia e resultados

05/11/25 07:29 - Atualizado há 31 dias
WhatsApp
LinkedIn
Síndico equilibrando objetos do escritório, como laptop, relógio e celular, em um cenário urbano com céu nublado, simbolizando gestão de tempo
A nova sindicatura exige conhecimento, preparo e empatia para lidar com cenário multidisciplinar e expectativas dos moradores
iStock

Governança corporativa, compliance, Norma Regulamentadora, LGPD, “Stalking”, Normas Brasileiras de Regulamentação (NBRs, da ABNT), Lei Anticorrupção, Código de Ética, condômino antissocial são alguns dos termos que entraram no vocabulário do ecossistema condominial.

Estamos no pós-pandemia. O novo mercado da sindicatura passa por um momento de inflexão. Quem entrou, apenas por ter perdido o emprego, e não fez as entregas prometidas, já está sendo expurgado nas assembleias.

Não são raros os casos de má gestão estampados nas mídias em todo o país. Limites precisam ser estabelecidos e a saúde mental de todos preservada.

Quem se preparou vive o chamado “oceano azul” e muitos empreendedores já preparam novos voos e a escala de seus negócios. Fusões e aquisições devem crescer em 2026.

Segundo o Censo SíndicoNet de 2021, 63% dos moradores desejam uma gestão mais profissional e cresceu a percepção da relevância do síndico. Já não basta um morador querer ser um deles, ele tem de estar preparado.

Para que tudo funcione bem, é necessário que cada agente tenha o seu papel muito bem definido.

A construtora responde pelo projeto de engenharia, a administradora faz a gestão financeira e contábil, a conservadora cuida dos colaboradores terceirizados e o síndico, como um maestro, fiscaliza tudo, faz a gestão dos contratos, do plano de manutenção, das pessoas e presta contas ao conselho, além de disponibilizar o seu “CPF”.

Os moradores, por fim, validam ou não, com o quem têm de mais precioso: o voto. O desejo deles é a segurança, espaços bem cuidados, o bom convívio, conveniências e, como consequência, a valorização do seu patrimônio, como indica o Censo SíndicoNet.

Não existe fórmula mágica para o sucesso na sindicatura, embora todos os sinais estejam sendo dados. Estude muito, vá aos eventos, se relacione e busque bons cursos e especializações.

Não há espaço para todos, apenas para os bons. Medíocres não terão vez.

Em um condomínio, existe quem gosta de funk, rock, orquestra clássica, quem abomine independente do estilo e quem goste de tudo. Mas uma coisa é certa: música fora do tom e alta ninguém tolera. Escolha seu repertório, seu público e faça todos se divertirem. 

(*) Leonardo Diniz Mascarenhas é síndico, empreendedor, palestrante e professor. Diretor Nextin Brasil. Síndico 5 Estrelas, embaixador Porter e conselheiro CAM. Magic Leader Orlando (1ª turma). Contato: @leo_diniz_mascarenhas | leo@nextin.com.br | (31) 9.9406-5000

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet