O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Taxa mais alta

Em 2012, valor do condomínio tem aumento de 7,72% - o maior em oito anos

Publicado em: terça-feira, 20 de novembro de 2012

 IBGE: condomínio tem maior alta dos últimos oitos anos

O IPCA, divulgado pelo IBGE, aponta uma alta de 7,72% no valor do condomínio entre janeiro e outubro de 2012. O último pico registrado foi em 2003, quando a alta foi de 9,74%
 
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta uma alta de 7,72% no valor do condomínio, entre janeiro e outubro de 2012. O último pico registrado foi em 2003, quando a alta foi de 9,74%.
 
Para o presidente do Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro (Secovi-RJ), Leonardo Schneider, os gastos com mão de obra e serviços públicos podem ser os agente responsáveis pela alta do condomínio.
 
"Os reajustes salariais dos funcionários e os gastos com água e luz geram um aumento gradual nas taxas condominiais. É necessário buscar alternativas sustentáveis e conscientizar os condôminos para gastarem menos luz e menos água, além de fazer mudanças básicas como a troca de lâmpadas incandescente por luz branca e a instalação de medidores de água individuais", explica Schneider.
 
Segundo Marcelo Mahtuk, diretor executivo da Manager Administração em Condomínios, outro motivo para a alta pode ser a mudança do perfil dos condomínios, que hoje oferecem serviços que vão muito além do salão de festas e das garagens. 
 
"Os novos empreendimentos oferecem piscina aquecida, spa, espaço gourmet e tecnologia de ponta em relação à segurança. Tudo isso aumenta o valor do condomínio", diz Mahtuk.
 
O diretor, no entanto, não descarta que a mão de obra seja o fator que mais pesa na hora de calcular o valor das taxas condominiais: "Posso dividir assim os custos de um condomínio: 40% mão de obra, 30% perfil do empreendimento e 30% a exigência dos próprios condôminos".

 

Fonte: http://invertia.terra.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...