O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Terceira idade

Condomínio voltado à terceira idade é destaque no Nordeste

Publicado em: segunda-feira, 17 de abril de 2017

"Ser humano deve ser prioridade", diz Cida "

A pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa, Cida Ramos, esteve em Fortaleza para apresentar o Cidade Madura, primeiro condomínio horizontal para idosos no Brasil, em evento que reuniu profissionais da assistência social, representantes das políticas de proteção à pessoa idosa e autoridades locais.

A convite do Governo do Ceará, a professora falou da importância do projeto pioneiro que desenvolveu quando esteve à frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH).

“Fico muito feliz por ver que o Cidade Madura expandiu fronteiras e hoje é reconhecido em todo o país. O convite que recebi do secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Ceará, Josbertini Virgínio, e da gestora do Sistema Único de Assistência Social, Celia Souza, nos mostram a importância e o sucesso desse programa. Fui presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social e isso colocou a Paraíba numa posição boa para carrear recursos para as políticas sociais do Estado. Passamos a ser vitrine em todo o país em políticas públicas de atenção à pessoa idosa”, destacou Cida Ramos.

A professora defendeu ainda que o indivíduo precisa ser central nas gestões públicas.

“Sempre acreditamos que o ser humano deve estar em primeiro lugar. Nos colocamos no lugar das pessoas que mais precisam para que possamos criar políticas sensíveis à elas. O projeto Cidade Madura recebeu investimento de recursos próprios do Tesouro do Estado da Paraíba porque acreditamos que esta é uma bandeira a ser priorizada. Não adianta apenas dar uma habitação, temos que dar qualidade de vida. Por isso os idosos contam com equipamentos completos para sua saúde e bem-estar. Além do Cidade Madura também temos o Projeto Acolher, também pioneiro na Paraíba, que através de edital público disponibiliza recursos próprios do Estado para melhoria da qualidade de vida dos idosos que residem em instituições de longa permanência”, pontuou Cida Ramos.

O Cidade Madura recebeu o Prêmio Selo de Mérito 2015 na categoria “Projetos Focados no Atendimento de Grupos Específicos”. O prêmio é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU).

O Programa Habitacional Cidade Madura, idealizado e implementado na gestão de Cida Ramos na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), do atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, é o primeiro no país a oferecer um condomínio público inteiramente projetado para as necessidades específicas da pessoa idosa.

Com instalações em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras, o condomínio fechado tem posto de saúde, praça de esporte, casas adaptadas, praças com horta comunitária, redário, pista de caminhada e um centro de vivência com salão, salas de aula, de TV e de fisioterapia, banheiros acessíveis e copa. Mais uma unidade está sendo construída na cidade de Guarabira e uma outra, em fase de licitação, na cidade de Sousa.

O condomínio é propriedade do Estado da Paraíba e beneficia idosos de baixa renda que não moram com parentes e que tenham autonomia para fazer suas atividades diárias. Os beneficiados pagam apenas a taxa de condomínio e podem morar o tempo que quiser. Em caso de morte ou perda da autonomia, o imóvel é cedido a outro idoso que esteja na lista de espera.

Fonte: http://www.pbagora.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...