O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Vaga de garagem

Condomínio chega a multar condôminos por estacionamento incorreto

Publicado em: quarta-feira, 22 de agosto de 2012

 Condomínio de SP multa moradores por estacionamento irregular

Conjunto oferece pouco mais de mil vagas para 1.400 carros.Placas colocadas na rua indicam locais onde é proibido estacionar.
 

 

A falta de vagas de estacionamento tem gerado confusão em um condomínio da Zona Norte de São Paulo - alguns moradores já foram, inclusive, multados. O problema foi mostrado no quadro "Meu condomínio tem solução", do SPTV desta terça-feira (13). Encontrar uma maneira de resolver a questão é o maior desafio da síndica.
 
Nas dez torres que compõem a pequena cidade dentro de Parada de Taipas moram 4 mil pessoas. Cada um dos 1.020 apartamentos do conjunto tem disponível uma vaga, mas o número não é suficiente para acomodar os 1,4 mil carros dos moradores.
 
Nas ruas do condomínio foram colocadas placas que indicam onde é proibido estacionar, mas a sinalização não é respeitada pelos motoristas. Nos últimos sete meses, cem moradores foram multados por cometer esse tipo de infração.
 
“Para na rua e incomoda o pessoal que está manobrando o carro. Fica bem complicado”, reclama o ferramenteiro Júlio César Cassiano.
 
Resolver o problema da falta de vagas tem sido o maior desafio da síndica do condomínio Silvana Bonifácio Silva, que está no cargo desde abril. Todos os dias, são emitidas pelo menos 35 advertências.
 
“O morador é notificado três vezes. Depois, ele é multado”, explica.
 
A arquiteta Fádva Ghobar, especialista em planejamento de garagens, sugere a implantação de uma espécie de Zona Azul. Algumas vagas, criadas nas laterais de ruas mais largas, poderiam ser alugadas para os moradores. Essa proposta deve estar na pauta da próxima assembleia, que irá acontecer em janeiro.
 
“Na medida em que você incorpora e organiza, você compromete o usuário. Na medida em que você agrega um valor, você também compromete esse usuário. Esse valor pode ser revertido ao próprio condomínio”, justifica.
 
Em outro condomínio com 320 apartamentos no Jaguaré, na Zona Oeste da capital, onde não há possibilidade de aumentar o número de vagas, os moradores investiram e a engenharia ajudou a comportar os 320 veículos sem que nenhum morador impeça a entrada e a saída do vizinho. O sistema da vaga móvel foi implantado há oito anos e custou R$ 300 mil. “Você destrava e  empurra. Com uma mão consegue empurrar o carro”, explica o morador.
 
"As regras da Prefeitura são ruins e precisam ser mudadas. As construtoras precisam construir garagens melhores e mais inteligentes. Já quem vai comprar um apartamento novo, deve visitar o espaço da garagem ou olhar na planta para não comprar uma vaga em que o carro não caiba", alerta o advogado Márcio Rachkorsky.

 

Fonte: http://g1.globo.com

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...