O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
ANTONIO PAULO PRANDINA

Assembleia para troca e rateio fiação elétrica área comum

Por ANTONIO PAULO PRANDINA
38 dias

Bom dia. Haverá uma Assembleia no condomínio para aprovação da troca da fiação elétrica da área comum e do rateio para esta obra. Porém, já fiz a troca da fiação da área comum referente o meu apartamento. Os apartamentos que já fizeram essa troca têm que ser excluídos desse rateio, correto? Vou informar que o meu já foi feito e devo ser excluído desse rateio e como devo proceder caso a Síndica insista em querer cobrar? Geralmente é ela que insiste em assumir o posto de secretária e redigir a Ata e registrar em cartório.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (8)

Eletric Serv - SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Antonio, a manutenção provavelmente será efetuada em área comum da edificação, portanto vc terá que arcar com sua quota parte.

A manutenção dentro das unidades privativas cabe ao proprietário.

Eletric Serv Projetos e Serviços Ltda.- Engenharia Elétrica - Especializada em Segurança Contra Incêndio (11)5573 3949

ANTONIO PAULO PRANDINA
ANTONIO PAULO PRANDINA respondeu
38 dias

Como já informei, eu já troquei a fiação da área comum que vai até o meu apartamento quando fiz toda a elétrica do meu apartamento. Como eu já fiz não preciso participar desse rateio. É isso que quero dizer e saber como proceder caso a Síndica insista em querer cobrar mesmo assim.

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
38 dias

Antonio - Se for a troca da fiação da parte comum do condomínio, você como condômino tem que participar dos custos. Você só não participará se esta assembleia decidir a troca da fiação, também nas unidades, porque na sua unidade você já trocou. Você ter trocado a fiação da parte comum que leva a energia a sua unidade sem autorização de uma assembleia, não isenta você da responsabilidade imposta ao condômino, por Lei, divisão das despesas condominiais. Agora, quem esta realizando a obra é o condomínio e não o condômino individualmente. Posso até esta errado na minha interpretação, mas entendo desta forma, até porque, você não poderia realizar esta obra sem aprovação de uma assembleia, ao passar a sua fiação por dentro da tubulação, poderia causar problemas a todos os condôminos, inclusive aqueles que não optaram e não realizaram esta troca. Para mexer em uma coisa comum, teria que ter a aprovação dos demais condôminos em assembleia. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
38 dias

Bom dia! Na ocasião que você fez a manutenção destes fios , você cobrou da síndica?

Tem como provar?

Em seu lugar eu iria defender meus direitos.

Os condôminos presentes podem impedirem ela de redigir a Ata,de preferência alguém neutra a administração interna.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa respondeu
38 dias

OI ANTONIO!
VAI ME DESCULPAR, SE FEZ QUALQUER ALTERAÇÃO NA ÁREA COMUM, FEZ POR QUE QUIZ,, ENTÃO CABE A VOCÊ ENTRAR NO RATEIO.
UM ABRAÇO!

MARÇAL - Síndico Profissional - (Porto Alegre - RS)
E-mail: marcal627@gmail.com - Tel.(51) 986366900
Bacharel em Administração de Empresa

Paulo Miller
Paulo Miller respondeu
38 dias

Antonio, não existe fiação de área comum referente ao seu apartamento. Se você está falando da fiação que sai do medidor para a sua unidade, a fiação é da unidade e não do condomínio.

A síndica pode até fazer uma obra única de regularização do quadro elétrico para todas as unidades, mas aí cada unidade paga sua parte

Fonte: eu

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
38 dias

Antonio, você realizou obras na parte comum? Não pode. Havendo assembleia e votação favorável, sim você terá que pagar.

ANTONIO PAULO PRANDINA
ANTONIO PAULO PRANDINA respondeu
38 dias

Não adiantava eu trocar a fiação elétrica somente do meu apartamento se toda a fiação elétrica do prédio está comprometida.
Estava tendo curtos e inclusive o disjuntor da minha unidade na entrada do prédio chegou a desligar duas vezes. A Síndica soube na época porque foi ela que autorizou entregar as chaves do quadro de força para o eletricista executar o serviço. Acionei judicialmente o Condomínio porque os profissionais que lá estiveram pra orçar, constataram graves problemas na fiação e ela se recusou a fazer qualquer coisa a respeito colocando em risco a vida dos moradores. Somente depois que a justiça exigiu, ela chamou o eletricista pra fazer orçamento e se comprometeu a marcar uma Assembleia pra resolver. O que está fazendo agora. Como já fiz a troca dos fios que vão pra minha unidade e o condomínio não arcou com os custos porque ela se recusou a pagar, nesse rateio eu não deveria fazer parte. Ninguém me ajudou a pagar a troca dos fios que vão pra minha unidade, porque eu terei que pagar rateio pela troca dos demais? Essa é minha dúvida. E o que fazer caso ela se recuse novamente?

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

107.286 Compradores
335.769 Cotações
2.748 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...