O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Angélica AP Gama Pires

Assembleia empate e conflito de interesse

Por Angélica AP Gama Pires
8 dias

Na apresentação, um deles trouxe informações especificas por ter tido dados internos fornecidos por uma moradora que trabalha em condomínio que ele já exerce a função inclusive citado por ele na apresentação, e os demais candidatos não tiveram a mesma oportunidade. Empatou. Eu presidente da mesa fui chamada a dar o voto de minerva.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
8 dias

E? Ele quem?

Angelica se alguém fez a lição de casa direitinho e conseguiu dados do condomínio antes da assembleia não se pode penaliza-lo só porque outros candidatos não buscaram esses dados, não é mesmo?

Presidente da assembleia só dá voto de minerva se não votou no pleito. E não seria voto de minerva e sim exercício do seu legítimo direito de voto.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Angélica AP Gama Pires
Angélica AP Gama Pires respondeu
7 dias

Olá, tive que colocar minha pergunta em duas partes por conta do limite de caractes. Eleição de sindico, um dos candidatos mais preparado em relação as informações do condominio por uma moradora ter fornecido por trabalhar para ele (sindico). Na 1º votacao houve empate, (5 candidatos)fui convidada a desempatar por ser presidente da mesa. Questionaram ferozmente essa atitude, propuz então outra assembleia para que os dois apresentasse propostas no mesmo nivel de conhecimento sobre o condominio pois isso foi o diferencial, uma confusão, adm perdida, refizeram a votação a outra parte quer anular porque o sindico que seria eleito na 2º votação começou interferir, dizer oque fazer ... é isso. Assembleia extremamente confusa. Com moradora chefiada pelo eleito em outro condominio.

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
7 dias

Repito:
1. Se um candidato resolveu buscar informações sobre o condomínio ele teve uma justa vantagem sobre os preguiçosos que apenas compareceram à assembleia. Me lembra uma certa disputa por vaga na copa do mundo por pênalti onde o técnico de uma das equipes sabia, porque se deu ao trabalho de verificar, para que lado cada jogador do adversário costumava chutar a cobrança de pênalti. Trabalhou e mereceu a vitória.

2. Não existe voto de minerva. Presidente da mesa, se condômino for, tem direito a um único voto. Você já tinha dado o seu voto? Ou ao menos sua convenção diz algo sobre voto de minerva? Na minha convenção, por exemplo, dará o voto de desempate o condômino presente que tiver maior fração ideal.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
5 dias

Não é ético um candidato de fora obter vantagens em relação aos demais. Por aí, vcs já podem ter ideia de como ele irá cuidar do condominio. O voto de minerva, também chamado voto de qualidade, costuma, ser estabelecido pela convenção. Por ex: pres da mesa, condomino com a maior fração.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios | Jornalista especializado
https://www.instagram.com/luizleitaodacunha/

Angélica AP Gama Pires
Angélica AP Gama Pires respondeu
2 dias

entendi Marisa. Obrigada por sua colocação. Na verdade não houve "preguiça" e sim uma moradora que deu informações ao seu patrão. Mas a reunião foi conflituosa, não estou conseguindo ter uma resposta objetiva, porque as perguntas também não estão diretas. A convenção não prevê absolutamente nada. Então todas as decisões tomadas nesta reunião estão fora de contexto moral. Pedi uma nova assembléia e foi um caos, os que não queriam guerra, acabaram se cansando porque já eram mais de 22:00. Queriam o fim e os moradores mais coflituosos venceram os demais pelo cansaço. Agora está um clima horrível. Desde já agradeço.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...